Se você passear de barco pelo litoral sul do Rio e vir 10, 20 ou até 50 barquinhos ancorados lado a lado em mar aberto, pode ter certeza: as lulas voltaram.
A pesca da lula começou tarde no litoral fluminense. Os primeiros grandes cardumes da temporada costumam aparecer no início de dezembro, mas este ano a pescaria pra valer só começou no meio de janeiro.
Na verdade, todas as temporadas de pesca parecem desreguladas. Segundo pescadores, 2014 foi um dos piores anos para a captura do camarão, por exemplo. Eles culpam a ação predatória de grandes barcos de pesca de arrasto. Essas embarcações são proibidas de trabalhar dentro da Baía de Paraty, mas agem livremente, aproveitando-se da falta de fiscalização.
“Seu” Gilmar, pescador da Barra do Corumbê, pesca na região há três décadas e nunca pegou tão pouco camarão. Segundo ele, os camarões graúdos, que costumam aparecer até novembro, tinham desaparecido quase dois meses antes.
Voltando às lulas: se você nunca as pescou, não sabe o que está perdendo. É uma das pescarias mais simples e divertidas. Não requer grandes conhecimentos ou equipamento sofisticado. Pelo contrário: tudo que você precisa é um pedaço de linha e um zangarilho, uma isca artificial para lula. Veja a belezinha:
Quando o cardume “bate”, é só jogar o zangarilho na água, esperar até sentir um peso, e puxar a linha. A maioria dos barcos deixa várias linhas penduradas ao mesmo tempo e só vai recolhendo as bichinhas. Semana passada, um amigo pegou 20 quilos. Como as lulas costumam sumir de repente por volta de março, muita gente congela o estoque para o resto do ano.
É um tipo de pescaria ideal para fazer com a família: pode ser realizada de dia e não oferece grandes riscos de expor crianças pequenas a anzóis ou a peixes potencialmente perigosos como espadas, arraias e baiacus (alguém já levou um ferrão de arraia na perna? Não recomendo...).
Mas o divertido mesmo é ver a lula cuspindo sua tinta na cara do pescador. No fim do dia, TODOS estarão, inevitavelmente, imundos, assim como o barco. É recomendável usar sua camisa mais velha e esfarrapada. Achei esse vídeo no Youtube, em que um pescador leva um jato de tinta no olho:
Pescadores mais experientes têm uma técnica para não serem alvejados pela gosma preta: quando sentem o peso de uma lula na linha, puxam rapidamente até que ela saia da água, mas dão uma brecada pouco antes de embarcar a lula, que acaba soltando a tinta antes do que deveria. Para nós, amadores e que pescam com a molecada, o legal mesmo é apostar quem será o sortudo a ser atingido. Faz parte da brincadeira.
Bom fim de semana todos.
P.S.: Estarei fora até o início da tarde e impossibilitado de moderar comentários. Se o seu comentário demorar a ser publicado, peço desculpas e um pouco de paciência.
The post VOLTA, LULA! appeared first on Andre Barcinski.