Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

O MELHOR FESTIVAL DE MÚSICA DO MUNDO FICOU MELHOR AINDA

$
0
0

 

Não é fácil melhorar um festival que já tem Flaming Lips, Spiritualized, Tame Impala, Jesus and Mary Chain, Primal Scream, Lightning Bolt, Thee Oh Sees, Fuzz, Earth, Black Angels e outras atrações, mas os organizadores do Levitation conseguiram. O evento, que acontece de 8 a 10 de maio em Austin, no Texas (leia um artigo sobre o festival aqui), anunciou o primeiro show da formação original do 13th Floor Elevators em quase meio século.

Não há lugar mais apropriado para essa ressurreição dos Elevators. Não só a banda é de Austin, mas o festival inteiro é uma homenagem a ela - a começar pelo nome, Levitation, título de uma canção do grupo.

Domingo, 10 de maio, Roky Erickson, Tony Hall, John Ike Walton e Ronnie Leatherman subirão ao palco do Levitation para encerrar o evento (o único ausente será o guitarrista Stacy Sutherland, morto a tiros pela esposa, no fim dos anos 70). A última vez que os quatro tocaram juntos foi em 1968, um ano antes do fim da banda.

O 13th Floor Elevators é um dos pioneiros do rock psicodélico. Formado no fim de 1965, fazia uma criativa  mistura de blues e country com psicodelia. O líder era um moleque talentoso de 18 anos, Roky Erickson, dono de uma voz potente e um gênio incomparável para emular, em letras e melodias, as viagens lisérgicas que fazia sob influência de LSD, cogumelos, mescalina e o que mais lhe abrisse as portas da percepção.

A exemplo de outras bandas à frente de seus tempos – Velvet Underground, Ramones, Gang of Four – os Elevators não fizeram grande sucesso comercial, mas influenciaram um monte de gente. De Patti Smith a Michael Stipe, de Butthole Surfers a Iggy Pop, de Joey Ramone a Stiv Bators, todo mundo idolatrava Roky Erickson e os Elevators.

Ouça aqui “Slip Inside This House”, do 13th Floor Elevators. Reconheceu o riff de guitarra? É o mesmo de “Blinding Sun”, do Mudhoney (Steve Turner é texano e obcecado por Roky Erickson).

 

 

A trajetória do 13th Floor Elevators durou pouco. Foram quatro anos e quatro LPs. Poderia ter sido bem mais, se Roky não tivesse sido preso em 1969 pela posse de um cigarro de maconha e, confrontado com a escolha entre passar alguns meses na prisão ou submeter-se a tratamento psiquiátrico, não tivesse optado pela segunda alternativa.

A escolha lhe custou uma vida de sofrimento. Roky foi mandado para um hospital psiquiátrico, onde passou três anos levando choques elétricos e engolindo montanhas de Thorazine (no Brasil, Amplictil), uma droga antipsicótica. Quando saiu, era um zumbi. Não falava coisa com coisa, dizia-se assombrado por espíritos e só fazia letras sobre monstros, alienígenas, vampiros e demônios. Chegou a assinar uma declaração afirmando que seu corpo havia sido tomado por um marciano.

Nos anos 80, falido e demente, sobrevivia da previdência social e da caridade de amigos. Sua casa, num subúrbio de Austin, tinha duas dúzias de aparelhos de TV ligados 24 horas por dia, fora de sintonia e em volume ensurdecedor. Roky dizia que só conseguia relaxar ouvindo o barulho de estática (há um documentário muito bom sobre Roky Erickson, “You’re Gonna Miss Me”, disponível no Netflix gringo e no Youtube. Veja o trailer.).

 

 

O trabalho de Roky Erickson começou a ser redescoberto em 1990, com o lançamento de um disco-tributo, “Where The Pyramid Meets the Eye”, em que nomes como ZZ Top, REM, Primal Scream, Julian Cope e Jesus and Mary Chain regravaram canções do 13th Floor Elevators. Depois, Roky lançou alguns discos, subiu num palco pela primeira vez em 20 anos (em 2005), gravou com o Mogwai e fez uma turnê tendo o Black Angels como banda de apoio.

Os últimos 20 anos da vida de Roky Erickson têm sido uma batalha para reerguer sua saúde, autoestima e carreira. E um dos momentos cruciais será esse show da volta do 13th Floor Elevators. Quem vai perder isso?

P.S.: Domingo à noite participo, junto com diversos colegas aqui do R7, da cobertura do Oscar. Vou comentar a cerimônia pelo Twitter do R7. Mais detalhes amanhã.

The post O MELHOR FESTIVAL DE MÚSICA DO MUNDO FICOU MELHOR AINDA appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575