Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

NEM TODO MUNDO LUCRA COM A COPA

$
0
0

rua NEM TODO MUNDO LUCRA COM A COPA

Ontem acabou a primeira fase da Copa do Mundo. O que significa que Curitiba, Natal, Cuiabá e Manaus darão adeus aos turistas que foram às cidades acompanhar suas respectivas seleções.

Estou bem curioso para ver, depois da Copa, números oficiais – e verdadeiros, de preferência – sobre o impacto econômico do turismo durante o evento. Porque desconfio que, com exceção das cidades-sede, o resto do país sofreu muito.

No caso de Paraty, por exemplo, cidade turística que fica bem no meio de Rio e São Paulo, a Copa tem sido uma desgraça. Pousadas e restaurantes acharam que a cidade ficaria lotada de turistas, mas quebraram a cara.

Nos últimos dias, conversei com donos de pousadas, lojas, restaurantes e padarias. O dono de um dos principais empórios da cidade, que vende vinhos, cachaças e queijos, me disse que foi o pior mês de junho desde a inauguração da loja, há 15 anos. O proprietário de uma conhecida pousada local contou que a situação foi tão braba que ele precisou baixar o preço das diárias para a tabela de baixa temporada, e mesmo assim ficou com menos de 20% de ocupação durante o mês de junho.

Antes da Copa, o comércio local acreditou que os turistas se espalhariam pelo país durante os intervalos dos jogos da primeira fase, mas não foi o que aconteceu. A impressão é de que os estrangeiros ficaram apenas nas cidades-sede.

Para piorar, os altos preços de passagens aéreas e o medo de superlotação durante a Copa afugentaram os turistas estrangeiros que normalmente viajam para o Brasil em junho. Os turistas brasileiros, ao que parece, preferiram fugir para o exterior (os gastos de brasileiros no exterior em maio chegaram a 2,4 bilhões de dólares, um recorde, e a expectativa é de que esse valor seja ainda maior em junho).

O resultado foi um mês de desolação para o turismo paratiense: “Teve dia em que faturei 200 reais, nunca tive resultados tão ruins, mesmo em meses de baixíssima temporada”, me disse o dono de uma loja no Centro Histórico.

A esperança é de que agora, com metade das seleções desclassificadas, os turistas decidam passear pelo país e que esse tráfego compense a tragédia que foi o mês de junho. O dono de uma pousada me disse: “Não posso esperar para acabar logo essa Copa. Os jogos estão ótimos, mas, desse jeito, vou à falência.”

P.S.: O canal Futura exibe sábado, às 22h, “Pai Patrão” (1977), dos irmãos Taviani. É um drama emocionante sobre um menino, Gavino, que cria ovelhas na Sardenha e é brutalizado pelo pai. A história é real e foi inspirada nas memórias de Gavino Ledda, um conhecido linguista italiano.

P.S. 2: Vai, Chile!!!!!!

The post NEM TODO MUNDO LUCRA COM A COPA appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575