Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

JOHNNY WINTER (1944-2014)

$
0
0

Eu devia ter uns 12 anos quando vi uma foto de Johnny Winter empunhando sua Gibson Firebird. Por um bom tempo, achei que “Winter” (“Inverno”) era um apelido, por causa do cabelo branco como a neve. Não sabia que Johnny, assim como o irmão, Edgar, eram albinos.

Quando comecei a ouvir os discos, me empolguei. Meus dois guitarristas prediletos de blues-rock eram Johnny e Rory Gallagher. Achava que eles tinham uma pegada mais “rock”, suas músicas eram mais rápidas e animadas do que o blues “tradicional”, que eu só viria a apreciar depois (moleque gosta de velocidade, certo?).

Além de grande guitarrista, Johnny Winter foi uma espécie de arquivista do blues, sempre homenageando os pioneiros do gênero. Nos anos 70, ajudou a ressuscitar a carreira de Muddy Waters, produzindo alguns discos e fazendo shows com Waters.

É preciso lembrar que, por um bom tempo, esses patriarcas do blues viveram à margem da indústria musical. Muitos assinaram contratos longos e draconianos com suas gravadoras, e não são poucas as histórias de grandes bluesmen passando por dificuldades financeiras. Keith Richards sempre conta a história de quando foi visitar a gravadora Chess, em Chicago, e encontrou Muddy Waters trepado numa escada, pintando as paredes do lugar.

Johnny Winter nasceu no Mississipi, cresceu no Texas e se revelou como músico em Chicago. Três capitais do blues. No início dos anos 60, conheceu em Chicago uma turma de músicos talentosos e obcecados pelo blues, da qual faziam parte Mike Bloomfield e Paul Butterfield. Mas Johnny só faria sucesso em 1968, quando Bloomfield o chamou para dar uma canja num show em Nova York. Ele subiu no palco, tocou “It’s My Own Fault”, de B.B. King, e pôs o lugar abaixo. Na plateia estavam executivos da gravadora Columbia, que o contrataram na hora.

Johnny Winter era adorado por outros músicos. Os Stones gravaram “Silver Train” (do álbum “Goat’s Head Soup”, de 1973), em homenagem a ele. Em 1974, John Lennon permitiu que ele gravasse “Rock and Roll People”, faixa então inédita do ex-Beatle. E os Smashing Pumpkins lançaram “Tribute to Johnny”, faixa instrumental que emula o estilo do guitarrista.

Bom fim de semana a todos. E lembrem que ele pode ficar melhor. É só ouvir Johnny Winter.

The post JOHNNY WINTER (1944-2014) appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575