Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

PRESIDENTE, QUE TAL UM MERGULHINHO NA BAÍA DE GUANABARA?

$
0
0

nuzman 8 PRESIDENTE, QUE TAL UM MERGULHINHO NA BAÍA DE GUANABARA?

Num país onde homens públicos têm por hábito dar declarações revoltantes, algumas conseguem ser mais revoltantes que outras.

Anteontem, o presidente do Comitê Organizador da Olimpíada do Rio, Carlos Arthur Nuzman, elogiou a “limpeza” e “transparência” da Água da Baía de Guanabara, onde serão realizadas as competições de vela em 2016 e que recebeu, esses dias, um evento-teste.  Aqui vai uma foto, tirada há pouco mais de três meses, da mesma baía elogiada por Nuzman:

baia imunda2 PRESIDENTE, QUE TAL UM MERGULHINHO NA BAÍA DE GUANABARA?

Fôssemos um povo mais politizado e atuante, a frase de Nuzman seria suficiente para tirá-lo do cargo. Porque a limpeza da Baía, prometida há décadas à população do Rio, até hoje não passou de um embuste. As águas continuam imundas e prejudicando toda a cidade. Ao dizer que a água está "transparente", Nuzman debocha de todos os cariocas. É um escárnio.

Há cinco anos, quando o Rio foi escolhido sede da Olimpíada de 2016, Sergio Cabral e Eduardo Paes prometeram limpar 80% do esgoto da Baía de Guanabara até os Jogos. Era mentira. Pelo menos Eduardo Paes teve a decência de admitir, há dois meses, que não cumprirá a promessa. Mas Nuzman continua fingindo morar no Taiti e ainda tem a pachorra de reclamar dos velejadores: "Os atletas da vela sempre levantam questões contra alguma coisa da água. Em Pequim, eram muitas algas, que ficavam presas aos barcos, e eles reclamaram sem parar".

No Rio, não são algas que atrapalham os velejadores, mas sacos plásticos, óleo, fezes, animais mortos, pneus e, dizem, até cadáveres, que alguns já viram boiando por ali. Passei a infância velejando na Baía e cansei de desviar o barco de peixes mortos e lixo de todo tipo.

Quem é obrigado a treinar ali relata um cenário de horror. Velejadores experientes, como Torben Grael e Bimba, vivem criticando a imundície da Baía. Veja esta foto, tirada há menos de oito meses pelo surfista e professor de surfe Paulo César dos Santos Oberlander...

guanabara paulo oberlander PRESIDENTE, QUE TAL UM MERGULHINHO NA BAÍA DE GUANABARA?

Vale lembrar que Nuzman também comandou a candidatura do Rio a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que deixaram de legado à cidade um estádio olímpico – o Engenhão – fechado há mais de um ano, com risco de o teto desabar, e um velódromo que foi destruído para construir outro em cima, já que não atendia às exigências olímpicas.

Mas Nuzman diz que está tudo bem e garante que os problemas serão resolvidos. Só acredito se ele levar a família para um mergulho refrescante na Baía de Guanabara. De preferência, na minha amada Praia da Bica, na Ilha do Governador.

P.S: Dei uma entrevista para a Rádio Cultura sobre meu novo livro, "Pavões Misteriosos". O link está aqui. Espero que gostem.

The post PRESIDENTE, QUE TAL UM MERGULHINHO NA BAÍA DE GUANABARA? appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575