Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

CRIOLO, MAS PODE CHAMAR DE CLARA NUNES…

$
0
0

clara criolo CRIOLO, MAS PODE CHAMAR DE CLARA NUNES...

 

O mundinho indie-Sesc-Vila Madalena está em polvorosa: em entrevista à “Billboard”, o autor de uma famosa música gravada por Clara Nunes (1942-1983) diz que Criolo plagiou sua canção de forma “escandalosa”.

Armando Fernandes, conhecido por Mamão, tem 76 anos e escreveu “Tristeza Pé no Chão” em 1973, 38 anos antes de Criolo lançar “Linha de Frente”, samba de seu disco “Nó na Orelha”. A “Billboard” localizou Mamão em Minas Gerais (leia a matéria completa aqui).

Compare as duas músicas:

 

 

 

A “Billboard” tentou entrar em contato com Criolo, mas o cantor, que estava se apresentando com Milton Nascimento em São Paulo, não retornou o contato (numa nota triste, Milton passou mal durante o show, abandonou o palco e foi levado ao Incor; felizmente, parece que está tudo bem).

Antes que o fã-clube de Criolo na PUC diga que a acusação de plágio não passa de uma manipulação da mídia burguesa e elitista contra o artista popular, vale lembrar que Mamão também é um artista popular e, ao que consta, faria bom uso do dinheiro de royalties, caso fique comprovada a coincidência entre as músicas.

Afinal, como diz Criolo, “a alma flutua, o corpo precisa de alimento. Se não tem leite, a criança chora”.

 

 

CORREÇÕES EM “PAVÕES MISTERIOSOS”

Agradeço a todos os leitores que escreveram apontando dois erros em meu livro “Pavões Misteriosos”. Ambos já haviam sido identificados e corrigidos na segunda impressão. Por um erro de digitação, a idade de Ney Matogrosso em 1973, quando foi lançado o primeiro LP dos Secos e Molhados – 32 anos – saiu como “23”, com os números trocados. E na descrição do LP “Paêbiru”, de Zé Ramalho, cometi a sandice de confundir Zé Geraldo com Geraldo Azevedo. Peço desculpas aos artistas. No capítulo sobre o produtor Roberto Livi, “inventor” de Sidney Magal, há uma frase que aparece duas vezes na sequência. O erro também já foi corrigido. Obrigado a todos.

The post CRIOLO, MAS PODE CHAMAR DE CLARA NUNES… appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575