Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

DICAS PARA O BLOGUEIRO PRINCIPIANTE

$
0
0

Semana passada, fiz um texto aqui no blog indicando livros e filmes lançados por editoras e selos independentes (leia aqui). Muitos leitores escreveram agradecendo as dicas. Mas nem todo mundo gostou: duas pessoas escreveram para meu e-mail pessoal insinuando que eu havia favorecido determinadas empresas. "Fazendo propaganda dos amigos?" dizia uma das mensagens.

Ontem, publiquei outro texto, falando da experiência de ter assistido ao filme "Frankenstein" com minha filha pequena (leia aqui). E vi um comentário nas redes sociais: "Olha o André Barcinski fingindo que não faz propaganda de caixa de filmes. Vou fingir que acredito tb". O autor do comentário se dizia "blogueiro". É, portanto, meu companheiro de profissão.

Antes de qualquer coisa, respostas rápidas pros dois reclamões: não conheço pessoalmente e não sou amigo de nenhum dos donos dos selos e editoras que elogiei; e não faço propaganda; paguei pela caixa de filmes com meu próprio dinheiro e ficaria feliz em mandar para o "blogueiro" uma cópia do recibo, acompanhado de uma foto de meu dedo médio em riste.

Pensando bem, toma aí um presentinho pra você:

carta1 DICAS PARA O BLOGUEIRO PRINCIPIANTE

É  frustrante ler comentários desses. Nem tanto pela cretinice e má-fé dos reclamantes, que, em vez de elogiar a iniciativa de divulgar produtos legais, preferem pôr em dúvida a idoneidade do autor, mas pela imagem que muita gente tem de jornalistas em geral.

Escrevo este blog - primeiro na "Folha", e agora no R7 - há quase cinco anos. Quem acompanha o blog sabe que indico muitos filmes, livros e discos. Se eu tiver de fazer um adendo a todos os textos, dizendo que não são propaganda, que o espaço não foi comprado e que não recebi nenhum tipo de vantagem pelas recomendações, prefiro desistir. Seria triste demais.

No meu lugar, o que faria o blogueiro que insinuou que fiz propaganda de "Frankenstein"?

Foi pensando nele - e em todas as pessoas que gostariam de ter um blog de jornalismo cultural - que decidi fazer uma listinha de dicas para blogueiros principiantes. Não é um manual, que não tenho essa pretensão. São apenas dicas, baseadas em minha experiência profissional. E quero deixar claro que não estou criticando quem age de forma diferente. Cada um sabe o que faz.

Então vamos às dicas:

1 - Não faça propaganda de nada: se o seu blog tiver muitos acessos e for bem comentado, acredite: você receberá convites para fazer comerciais. Já recebi inúmeros: de carro, banco, aparelho de som, cartão de crédito e outros. Os cachês costumam ser salivantes, mas não ceda à tentação.

2 - Não faça matéria paga.

3 - Não faça release de imprensa.

4 - Não aceite convites para participar de júris ou comissões, especialmente se o evento envolver uma empresa. Um dia, você pode ser obrigado a escrever sobre outro evento dessa mesma empresa, e há uma chance enorme de você se ver num dilema ético.

5 - Não faça promoções de livros, discos ou DVDs em seu blog. Se uma empresa quiser anunciar no blog, que procure o departamento comercial do portal. Mas não se meta nisso.

6 - E o mais importante: guarde os recibos de discos, DVDs e livros comprados. Assim, quando um mané insinuar que você está fazendo propaganda, pode esfregar o recibo nas fuças dele.

Bom fim de semana a todos.

The post DICAS PARA O BLOGUEIRO PRINCIPIANTE appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575