Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

DILMA X AÉCIO: SE ESPREMER, SAI SANGUE

$
0
0

aecio x dilma tucano criticou com veemencia recessao tecnica DILMA X AÉCIO: SE ESPREMER, SAI SANGUE

Não importa se você é petista, tucano ou eleitor do Tiririca: pelas próximas três semanas, ninguém vai falar em outra coisa senão o segundo turno. A eleição se configura como uma batalha feroz, a ser decidida no photochart. Ou não? Vai saber: já aconteceram tantas reviravoltas nessa corrida, que tudo que sabemos é que não sabemos de nada.

Depois de Dilma navegar em mares tranquilos antes do acidente de Eduardo Campos, e Marina surgir como um foguete e pinta de vencedora, o momento parece ser favorável a Aécio. E digo "parece" com o maior cuidado do mundo.

De todas as estatísticas e resultados de pesquisas, a mais surpreendente foi a subida de cerca de 14 pontos de Aécio nos últimos seis dias da campanha. Este periga ser o ponto chave da eleição.

A uma semana do primeiro turno, tanto Ibope quanto Datafolha davam Dilma na frente com cerca de 40%, Marina em segundo com 25%, e Aécio em terceiro com 19% a 20%.

O resultado final foi Dilma com 41,5%, Aécio com 33,5% e Marina com 21,3%. Ou seja: Aécio cresceu 14%, mas tirou apenas 3% de Marina. De onde vieram os outros 11%?

Acho que Aécio subiu devido a dois fatores: em primeiro lugar, por seu bom desempenho nos debates, especialmente no último, da TV Globo, e em segundo, pela desinflada da candidatura de Marina, causada pelos ataques virulentos do marketing do PT e pela pavorosa atuação da candidata nos debates e na campanha.

Tenho ouvido muita gente dizer que o tempo de TV vale mais que debate. Discordo. Acho que o eleitor dá muito mais valor ao debate do que a comerciais. Não vi o último debate para governador do Rio, mas pelos menos três amigos que viram se disseram bem impressionados com o desempenho do candidato Tarcisio Motta, do PSOL. Resultado:  Motta teve mais de 700 mil votos, ou 9% do eleitorado fluminense. Na véspera da eleição, aparecia com 6% nas pesquisas.

Da mesma forma que o debate ajudou Motta, arrasou Marina. Ela foi insegura e fraca. Não se mostrou enérgica contra os ataques do PT e foi incapaz de responder a uma pergunta com objetividade, preferindo tergiversar com sua irritante retórica "paz e amor": "Vamos governar junto com a sociedade..." Não, Marina, as pessoas não querem governar, elas querem alguém que governe.

Em bom português, Marina pipocou. E parte do eleitorado anti-Dilma correu para Aécio. Mas só isso não explica a subida de 14% de Aécio na última semana. Aécio claramente conseguiu atrair um eleitor que, até então, se dizia indeciso.

O que vai acontecer agora? Será que os votos de Marina no Nordeste, onde Aécio patina, vão migrar para Dilma? E os votos de Marina em São Paulo, vão todos para Aécio? A ver.

Mesmo nesse cenário inconclusivo, algumas coisas não mudam: há uma massa - cerca de 40% dos eleitores - que vota no PT, mesmo que o dólar chegue a 15 reais, a Petrobras comece a traficar crianças escravas dentro de barris, e o partido faça alianças políticas com Saddam Hussein e o Maníaco do Parque. E há uma gigantesca fatia do eleitorado paulista - uns 60% - que vota no PSDB, mesmo que o crime aumente, bilhões sumam no escândalo do metrô, e ninguém tenha água nem pra escovar os dentes. A culpa será de São Pedro, não de Geraldo Alckmin.

As próximas três semanas serão tensas. Se o primeiro turno já foi aquela baixaria, o segundo deve ser uma carnificina. Certamente será a eleição mais apertada desde 1989, quando Collor bateu Lula por 53% a 47%., E com os dois candidatos tendo o mesmo tempo de TV, o que pode fazer a diferença, no fim, são os debates. Amanhã saem os resultados das primeiras pesquisas de segundo turno. Apertem os cintos.

P.S.: Estarei sem acesso à Internet até o meio da tarde e impossibilitado de moderar comentários. Se o seu comentário demorar a ser publicado, peço desculpas e um pouco de paciência.

 

The post DILMA X AÉCIO: SE ESPREMER, SAI SANGUE appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575