Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

STYX: O SHOW MAIS ENGRAÇADO DO ROCK

$
0
0

 

Se você quiser dar boas gargalhadas e desopilar nesse fim de semana de tensão eleitoral, aí vai uma boa dica: o canal MGM HD exibe sábado, às 16h15, o filme-concerto “The Grand Illusion / Pieces of Eight”, do Styx.

Quão engraçado é o filme? Posso dizer que minha mulher, que nunca tinha ouvido falar da banda, estava chorando de rir em menos de cinco minutos.

Gravado em 2010, o concerto mostra o grupo tocando seus dois discos de maior sucesso, “The Grand Illusion” (1977) e “Pieces of Eight” (1978).

Famosíssimo nos Estados Unidos, o Styx felizmente não fez tanto sucesso assim no resto do planeta, onde sua nauseabunda mistura de progressivo, soft rock, pop de arena, hard farofa e discos conceituais não venderam tanto quanto nos rincões brancos de classe média da América.

Este DVD, gravado mais de 30 anos depois da fase de maior sucesso do grupo, mostra que o tempo foi cruel, tanto com a música dos caras, que hoje parece relíquia de uma época de trevas, quanto com a forma dos integrantes, todos mais deformados de botox que a Renée Zellwegger.

O show parece uma versão teatral de “Spinal Tap”, com direito aos clichês mais hilariantes do rock de arena: dancinhas coreografadas, coroas com cabeleiras artificiais, um teclado giratório que possibilita ao músico ficar rodopiando pelo palco, uma bateria maior que um apartamento de três quartos, trocas de roupa, saídas estratégicas do palco para retoque de maquiagem e um figurino à Vegas, com jaquetas de couro branco e franjas, camisas compridas e brilhantes de motivos leopardos e calças justíssimas com berinjelas enfiadas na cueca para impressionar as coroas da primeira fila.

A captação em HD é tão boa que dá para ver o delineador nos olhos do guitarrista Tommy Shaw e a dentadura de James Young, cujo sorriso é tão branco, imenso e perfeito que parece que ele engoliu um teclado de piano. Demais.

Mas o destaque do show é o tecladista Lawrence Gowan, com seu mullet artificial com mechas vermelhas e sua propensão a subir no teclado para balançar a pança na direção das fãs, simulando um coito. That's rock and roll, baby.

Pensando bem, temos muito a agradecer ao Styx:  Joey Ramone cansou de dizer que formou os Ramones porque não aguentava mais ouvir Styx no rádio. E ouvindo “Come Sail Away”, “Aku Aku” e “Lords of the Ring”, dá para entender perfeitamente porque o punk rock nasceu. Obrigado, Styx!

Só lembrando que, logo depois do show do Styx, o canal exibe “Billy Joel – Live at Shea Stadium”. Juro.

E bom fim de semana a todos.

The post STYX: O SHOW MAIS ENGRAÇADO DO ROCK appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575