Na rede social, esse túmulo da sensatez, não se fala em outra coisa: o jogador de futebol Hulk, paraibano, acusou o jornalista Diogo Mainardi, paulistano, de desrespeitar o Nordeste em declarações sobre os eleitores nordestinos feitas durante o programa de TV “Manhattan Connection”, da Globonews (leia aqui).
A declaração de Mainardi sobre os nordestinos é a seguinte:
“Essa eleição é a prova de que o Brasil ficou no passado. Não é Bolsa-Família, não é marquetagem. O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder, durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco instruída, que tem uma grande dificuldade para se modernizar na linguagem. A imprensa livre, a liberdade de imprensa, é um valor que só existe da metade do Brasil para baixo.”
No Instagram, Hulk respondeu:
“Infelizmente o Mainardi demonstra ignorância e arrogância quando critica o Nordeste. Nossa população tem dificuldades e luta com humildade para melhorar sua condição de vida. As maiores dificuldades foram impostas pelos diversos Governos ao longo dos anos. Mainardi, respeite o Nordeste!
Morando tanto tempo fora do Brasil, o jornalista Diogo Mainardi não demonstra conhecimento pela importância do Nordeste ao País e principalmente respeito com a população nordestina. Já que ele fala também de cultura, será que ele sabe a importância destes homens para o Brasil: Graciliano Ramos, Rui Barbosa, Glauber Rocha, Jorge Amado, Suassuna, Renato Aragão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Wilker e Chico Anisio? Cito 10 importantes nomes nascidos no Nordeste em vários períodos que contribuíram para a evolução do Brasil. São escritores, poetas, pensadores, atores e compositores que ajudaram e são referências do Brasil no exterior”.
Sei que é difícil pedir isso com os ânimos ainda tão exaltados pela eleição, mas é preciso saber diferenciar opinião de insulto.
As palavras de Mainardi foram fortes, mas não insultuosas. Dizer que os eleitores nordestinos são “bovinos”, no sentido de "facilmente manipuláveis", não é desrespeito ou xingamento. Você pode discordar, julgar a frase generalizante ou achar o mesmo dos eleitores de outras regiões do país, mas não dá para dizer que é um insulto. Ou então vamos parar de usar expressões como "voto de cabresto", "curral eleitoral" e "arrebanhar eleitores".
Em um ponto, Mainardi e Hulk parecem concordar: o Nordeste vem sendo sistematicamente prejudicado pelos governos brasileiros, que nunca deram à região a educação e instrução que ela merece.
De tudo que foi dito, o mais preocupante é uma frase de Hulk: “Morando tanto tempo fora do Brasil, o jornalista não demonstra conhecimento pela importância do Nordeste ao país e, principalmente, respeito com a população nordestina”.
A frase dá a entender que uma pessoa só tem autoridade para criticar o país se morar nele. A afirmação torna-se ainda mais ridícula quando proferida por alguém que saiu do Brasil há dez anos e vive na Rússia.
Infelizmente, o Brasil é um país infantilizado, onde não se discute opiniões sem tentar desqualificar o autor ou apelar para o populismo mais rastaquera. O linchamento virtual virou esporte nacional.
Vi muito preconceito nessa eleição. Vi pessoas supostamente educadas chamando eleitores do Aécio de “playbas” e eleitores de Dilma de “burros”. Cheguei a ponto de não discutir a eleição com familiares e amigos para não criar atritos desnecessários. Isso sim é um insulto à civilidade.
The post HULK vs. MAINARDI: SEM CAÇA ÀS BRUXAS, POR FAVOR appeared first on Andre Barcinski.