O último número da revista inglesa “Mojo” traz uma entrevista com Kim Shattuck, ex-baixista do Pixies, que é reveladora sobre a política interna, a inveja e as briguinhas que costumam rolar dentro de bandas.
Shattuck era conhecida no circuito indie como guitarrista e cantora de duas ótimas bandas, The Muffs e Pandora. Em janeiro de 2013, foi convidada pelo Pixies a substituir a baixista Kim Deal, que havia deixado o grupo em condições nada amistosas.
Shattuck era fã do Pixies e ficou exultante com a oportunidade. Mas o sonho durou pouco mais de dez meses. Logo, ela começou a perceber que Black Francis, o líder da banda, parecia não se sentir confortável com o fato de ela se chamar “Kim”, o que possivelmente estaria provocando memórias desconfortáveis em relação a Kim Deal.
Depois, a baixista passou a receber olhares tortos quando agitava muito no palco (e quem já viu The Muffs e Pandoras ao vivo sabe que a mulher é carismática demais e não fica parada). Veja The Muffs em ação:
A carreira de Kim Shattuck no Pixies começou a ruir mesmo depois de um show em Los Angeles, quando ela se jogou no público depois do bis. “Pulei no pit e comecei a abraçar e cumprimentar o público, foi doce e bonito. Quando terminei, percebi que a banda já tinha saído do palco. Me senti uma idiota. O agente da banda veio correndo e gritou comigo: ‘Não pule na plateia! O Pixies não faz isso!’ Percebi que havia ultrapassado o meu limite e pedi desculpas à banda”.
Mas não adiantou. Segundo Shattuck, o baterista Dave Lovering parou de falar com ela e começou a tratá-la mal. “Um dia, no fim da turnê, estávamos no avião e Dave estava um amor comigo. Achei que ele estava doidão. Aquilo foi um aviso pra mim: sabia que iriam me despedir”.
Depois do último show da turnê, na Inglaterra, ninguém falou com Shattuck. Dias depois, o agente ligou para ela e disse que a banda iria procurar outro baixista.
A argentina Paz Lenchantin, conhecida por trabalhos com A Perfect Circle e Zwan (banda de Billy Corgan), foi contratada. Lanchentin tocou inclusive no Brasil, quando o grupo se apresentou no Lollapalooza (o site do festival continua informando, erradamente, que foi Shattuck quem tocou no Brasil). Vamos ver quanto tempo dura a moça.
The post CUIDADO COM O PIXIES, GAROTA! appeared first on Andre Barcinski.