Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

A SABEDORIA DE PAULO JOSÉ

$
0
0

Cassy Jones  A SABEDORIA DE PAULO JOSÉ

Paulo José tem 77 anos e um currículo invejável no cinema e na TV. O Mal de Parkinson, que o debilita há 20 anos, só agora parece ter freado sua carreira.

A entrevista que o ator deu ao jornal "O Globo", dias atrás, é uma raridade: um artista brasileiro, essa classe tão afeita ao corporativismo e à bundamolice, falando o que pensa sobre nosso cinema. Algumas frases:

"Penso, com pessimismo, que o cinema brasileiro continua a fazer o pior cinema brasileiro do mundo."

"[A produção nacional] é horta devastada, muita terra e dois pés de mandioca”.

"Estou há 50 anos nesse ofício. Fiz filmes muito melhores do que os de agora. Parece que os diretores descobriram o macete de transformar um roteiro incipiente num filme medíocre, uma história banal conduzida por personagens igualmente banais. Há uma mistura ótima para o sucesso: atores e atrizes da TV fazendo caretas nas cenas de riso, vertendo lágrimas nas de emoção — dispara. — A indigência aumenta quanto mais se quer captar uns trocados da Lei Rouanet. Não é um cinema honesto. Falo de um modo geral. Ainda há quem faça cinema por necessidade de expressão, mas são poucos.

Concorde ou não com Paulo José, acho entrevistas assim necessárias.

O Brasil é um país infantilizado, que não sabe discutir e onde qualquer atrito vira briga de jardim de infância.

Estamos em uma das mais graves crises políticas de nossa história recente, e cadê nossa classe artística? Alguém viu UM debate interessante sobre o tema? Cadê as grandes polêmicas?

Um dos maiores atores brasileiros diz o que diz sobre o cinema brasileiro, e não há repercussão? Alguém concorda? Alguém discorda? Ninguém xinga Paulo José? Ninguém o elogia?

Se Bob Dylan viesse a público dizer que a música norte-americana era um lixo ou Ettore Scola detonasse o novo cinema italiano, garanto que estariam pipocando, em seus respectivos países, mil debates e discussões sobre o tema.

O Brasil nem sempre foi assim. Pesquisei bastante sobre a música brasileira dos anos 70 e 80 para meu livro mais recente, "Pavões Misteriosos", e fiquei surpreso com a ferocidade dos debates e discussões sobre música. Ronaldo Boscoli metia o pau em Nelson Ned, que reclamava da Rede Globo; Ney Matogrosso espinafrava Chacrinha; Odair José criticava a CBS por querê-lo fazer imitar Roberto Carlos; Elis Regina e Gil iam a passeatas contra a guitarra elétrica e eram criticados por Nara Leão...

Hoje as coisas mudaram: nossos artistas deitaram em berço esplêndido e vivem num país tropical e bonito por natureza, onde o legal é ser odara e achar tudo lindo.

Que bom que tem uns Paulos Josés de vez em quando pra bagunçar essa mesmice.

P.S.: Estarei fora o dia todo e só conseguirei moderar comentários no fim da tarde. Se o seu comentário demorar a ser publicado, peço desculpas e um pouco de paciência. 

The post A SABEDORIA DE PAULO JOSÉ appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575