Como esperado, o anúncio dos indicados ao Oscar confirmou que esta será uma das disputas mais equilibradas dos últimos anos. Não há um grande favorito, e os prêmios devem ser distribuídos entre vários filmes.
O Globo de Ouro, realizado semana passada, já tinha mostrado o equilíbrio entre os concorrentes. Os principais troféus foram divididos: melhor filme de drama foi para “12 Anos de Escravidão”, a melhor comédia foi “Trapaça” e o melhor diretor foi Alfonso Cuarón, de “Gravidade”. Leonard Di Caprio venceu na categoria melhor ator em comédia ou musical por “O Lobo de Wall Street”, Matthew McConaughey levou o prêmio de melhor ator em drama por “Dallas Buyers Club” e Cate Blanchett ganhou o prêmio de melhor atriz por “Blue Jasmine”.
MELHOR FILME – Nenhuma surpresa. Os favoritos continuam sendo “12 Anos de Escravidão” e “Gravidade”, com “Trapaça” correndo por fora.
MELHOR DIRETOR – Outra corrida apertada, com os três diretores concorrentes ao melhor filme – Steve McQueen (“12 Anos de Escravidão”), Alfonso Cuarón (“Gravidade”) e David O. Russell (“Trapaça”) – fortes na disputa.
MELHOR ATOR – Os favoritos, até semana passada, eram Chiwetel Ejiofer por “12 Anos de Escravidão” e o veterano Bruce Dern por “Nebraska”. Mas as vitórias de Matthew McConaughey (“Dallas Buyers Club”) e Leonardo Di Caprio (“O Lobo de Wall Street”) no Globo de Ouro tornaram esta categoria a mais disputada e imprevisível do ano.
MELHOR ATRIZ – A maior barbada do Oscar: Cate Blanchett deve ganhar por “Blue Jasmine”, de Woody Alen.
MELHOR ATOR COADJUVANTE – Jared Leto ganhou o Globo de Ouro por seu papel de um transsexual em “Dallas Buyers Club” e é o favorito, com Michael Fassbender, de “12 Anos de Escravidão”, logo atrás. Mas a atuação de Jonah Hill em “O Lobo de Wall Street” é fantástica, e ele também tem chances.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE – Jennifer Lawrence (“Trapaça”) surpreendeu e venceu a favorita Lupita Nyong’o (“12 Anos de Escravidão”) no Globo de Ouro, mas a disputa ao Oscar está aberta.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL – A grande surpresa foi a esnobada que a Academia deu nos Irmãos Coen, que não foram indicados por “Inside Llewyn Davis. O favorito é “Trapaça”, mas Spike Jonze é azarão com “Her”.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO – Nenhuma surpresa. John Ridley (“12 Anos de Escravidão”) é o favorito, mas Terence Winter (“O Lobo de Wall Street”) também tem chance, embora remotas.
P.S.: Segunda-feira, publicarei um texto sobre “O Lobo de Wall Street”, de Martin Scorsese, que está em pré-estréia no Rio e em São Paulo. Mas já vou avisando: assista, que é sensacional.
P.S.2: Estarei fora por boa parte do dia e só poderei responder aos comentários no fim da tarde. Peço desculpas pelo incômodo.
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
+ Curta o R7 no Facebook
+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7
The post PREVISÕES DO OSCAR appeared first on Andre Barcinski.