Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

Adeus, Rogério Durst!

$
0
0

durst81 Adeus, Rogério Durst!

O blog está em férias até 19 de maio, mas não poderia deixar de escrever algumas linhas sobre o jornalista e crítico de cinema Rogério Durst, que morreu semana passada, no Rio, aos 54 anos.

Conheci Rogério em andanças cineclubísticas de meados nos anos 80. Sempre nos esbarrávamos na Cinemateca do MAM, no Cineclube Macunaína ou no Coper Botafogo, que depois virou Estação Botafogo.

Lembro uma retrospectiva gigante do Kurosawa que o Estação fez, com dezenas de filmes. Encontrei Rogério em quase todas as sessões, e a brincadeira entre nós era tentar achar uma sessão em que José Lewgoy não estivesse também.

Trabalhamos juntos no “Tabu”, o jornal do Estação Botafogo, e foi ali que percebi a genialidade do Rogério para escrever sobre cinema. Nunca esqueço um adjetivo que ele inventou para definir “Dr. Fantástico”, de Kubrick: “sessentoso”.

Depois trabalhamos no “Jornal do Brasil”, onde ele foi crítico e resenhista de filmes para TV. Seus textos eram curtos e engraçados demais.

Não vejo Rogério desde que saí do “JB”, em 1990, mas admiro sua carreira de longe: primeiro no “Globo”, depois na “Veja Rio” e, nos últimos anos, como tradutor.

Tenho na estante seu ótimo livro sobre “Madame Satã”, e na lembrança muitas e muitas horas de papos divertidíssimos sobre cinema.

Às vezes, escolhas pessoais e profissionais nos afastam de algumas pessoas, e só percebemos como sentimos falta delas quando recebemos uma notícia triste como essa.

Meus pêsames à família e amigos do Rogério. Muita gente aprendeu a gostar de cinema por causa dele. Vai fazer uma falta danada.

P.S.: Estou viajando e não poderei moderar comentários com frequência até dia 19, quando o blog retorna com textos inéditos. Se o seu comentário demorar a aparecer, peço desculpas e um pouco de paciência.

The post Adeus, Rogério Durst! appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575