Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

Espionagem, crimes e MP3: quem matou a indústria musical?

$
0
0

como a música Espionagem, crimes e MP3: quem matou a indústria musical?O título é simples e objetivo: “Como a Música Ficou Grátis”.

O livro do americano Stephen Witt não é nenhuma tese ou análise acadêmica, mas um verdadeiro “thriller” envolvendo pesquisas secretas, espionagem industrial, ativistas obcecados e picaretas em geral. É um livro divertido e informativo sobre um tema fascinante: a destruição da indústria musical.

Witt divide a narrativa em três frentes: na primeira, encontramos um pequeno grupo de cientistas alemães liderado por um gênio chamado Karlheinhz Brandenburg, trabalhando num sistema de compressão de som que viria a se chamar MP3.

O segundo conta a vida de Dell Glover, funcionário de uma fábrica de CDs na Carolina do Norte e que viria a se tornar o maior “pirata” da história da música, parte de um grupo que vazou cerca de 20 mil discos em menos de uma década.

A terceira parte concentra-se na carreira de Doug Morris, um executivo lendário da indústria musical que ajudou a fazer da Universal a maior gravadora dos anos 90, impulsionada pela vendagem impressionante de rappers como Eminem, Snoop Dogg, Jay-Z, Kanye West e 50 Cent.

Witt (foto abaixo) une essas três pontas da história como um “thriller” de espionagem de John Le Carré. Claro que, sendo uma obra jornalística, o livro é cheio de dados e números, mas o texto nunca é chato, nem mesmo quando descreve as inovações tecnológicas que permitiram a Brandenburg criar o MP3.

stephen witt Espionagem, crimes e MP3: quem matou a indústria musical?

É impressionante perceber como personagens tão distintos quanto Brandenburg, Glover e Morris fizeram, cada qual à sua maneira, parte de uma revolução tecnológica e cultural que mudou a forma de consumir música.

O livro fala de vários acontecimentos importantes dos últimos 20 anos – a batalha das gravadoras contra o Napster, a queda vertiginosa da venda de CDs, o surgimento do IPod e sua consequência nefasta para a venda de discos, a mudança nos hábitos dos consumidores, a perseguição do FBI aos sites piratas – de maneira direta e envolvente.

Witt também conta histórias sensacionais dos bastidores da indústria, como brigas entre executivos de gravadoras e chefões de empresas de tecnologia, descreve a ascensão de Jay-Z, Eminem e toda a geração de superastros do rap, e detalha as fusões corporativas que deixaram a música na mão de um número cada vez menor de pessoas.

"Como a Música Ficou Grátis" é um grande livro-reportagem que une rigor jornalístico a uma narrativa empolgante.

The post Espionagem, crimes e MP3: quem matou a indústria musical? appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575