Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

Cruzando o Pacífico numa jangada: a história de Thor Heyerdahl

$
0
0

Há algumas semanas, escrevi aqui no blog sobre o caso do veleiro Satori, que em 1991 sobreviveu à famosa “Tempestade Perfeita” na costa leste dos Estados Unidos (leia aqui).

Alguns leitores recomendaram outro filme sobre uma grande aventura marítima: “Expedição Kon-Tiki”, uma produção norueguesa de 2012 sobre a famosa travessia do explorador e etnógrafo norueguês Thor Heyerdahl (1914-2002), que em 1947 viajou do Peru à Polinésia - oito mil quilômetros - numa jangada.

Vi o filme dias atrás, e é realmente muito bom. Será reprisado várias vezes a partir de amanhã (veja horários aqui). Não perca.

A história de Heyerdahl é fantástica. Ele viveu por dez anos em Fatu Hiva, na Polinésia, onde desenvolveu uma teoria segundo a qual povos incas teriam navegado do Peru à Polinésia, 1500 anos antes. Para provar, construiu uma jangada semelhante à usada pelos polinésios e partiu, junto com cinco outros exploradores, de Callao, no Peru, chegando ao Arquipélago de Tuamotu, na Polinésia Francesa, mais de cem dias depois.

Durante o trajeto, encontraram baleias, foram atacados por tubarões e enfrentaram tempestades. Registraram tudo com uma câmera Bolex de corda, e o resultado foi um documentário que venceu um Oscar. Veja aqui trechos do filme:

E aqui, um encontro com um imenso tubarão-baleia:

“Expedição Kon-Tiki” foi dirigido por Joachin Ronning e Espen Sandberg e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2012 (perdeu para “Amor”, de Michael Haneke). É um grande filme de aventuras, com ótimos atores, uma produção caprichada e cenas lindas do Pacífico. Um programão para a famíli no fim de semana.

P.S.: Hoje vou ao Rock in Rio e escrevo segunda-feira sobre o festival. Bom fim de semana a todos.

The post Cruzando o Pacífico numa jangada: a história de Thor Heyerdahl appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575