Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

Nina Simone triunfa no caos

$
0
0

O canal BIS exibe sexta, às 21h, “Nina Simone – Live at Montreux 1976”. Faça um favor a você mesmo e não perca de jeito nenhum.

Infelizmente, a versão que será exibida pelo canal está cortada. O concerto original tem pouco mais de 71 minutos, e o BIS anuncia que a sessão terá uma hora.

Cortar 11 minutos de um show pode até parecer aceitável, mas não DESSE show, um dos mais emocionantes e intensos que qualquer performer já realizou em qualquer tempo ou lugar.

Quem quiser assistir ao concerto na íntegra, clique aqui.

Em 1976, quando aceitou o convite do diretor do Festival de Montreux, Claude Nobs, Nina Simone passava por um momento dos mais difíceis: poucos anos antes, cansada de apanhar do marido, um policial chamado Andrew Stroud, e com a carreira financeiramente abalada nos Estados Unidos por suas convicções políticas radicais, Simone foi para a Libéria para se “conectar com as raízes africanas”. Na Libéria, teve um caso com o Primeiro Ministro local, afundou-se em drogas e álcool e começou a dar sinais de depressão e bipolaridade.

Quando Simone chegou a Montreux, a expectativa do público era imensa. Fazia oito anos que a cantora não se apresentava na Suíça. Mas sua psique estava seriamente abalada, e o concerto foi uma amostra clara da desorientação e paranoia que afligiam Nina Simone.

Nina Simone briga com a plateia, ordena que uma espectadora sente na cadeira, reclama de um microfone que insiste em não ficar no lugar, pergunta por David Bowie, fala sobre Janis Joplin, e dispara uma frase das mais tristes e autodepreciativas, quando alguém reclama do show: “É triste, mas era isso que vocês esperavam de qualquer maneira”.

O show foi uma zona. O que não quer dizer que, musicalmente, não tenha sido um triunfo: naquele show, Simone interpretou algumas das versões mais lindas de clássicos do seu repertório, como “I Wish I Knew (How It Would Feel to be Free)” e “Backlash Blues”. Mas foi sua versão de “Feellings”, do brasileiro Morris Albert, que ficou para sempre. Veja e chore:

Existe um DVD, “Nina Simone - Live at Montreux 1976” que traz, além da íntegra desse show, trechos de outras apresentações da cantora no festival, em 1987 e 1990. Mas nenhum chega perto da força do concerto de 76.

The post Nina Simone triunfa no caos appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575