Certa vez, perguntaram a Questlove, baterista do grupo The Roots, quais eram suas bandas contemporâneas prediletas. "Só existe um grupo que é tão bom que me dá medo: o Antibalas".
Fundado no Brooklyn em 1998 pelo músico norte-americano Martin Pierna, o Antibalas é considerado uma orquestra de Afrobeat, som inspirado em artistas africanos como Fela Kuti. Mas sua música abrange muitas outras influências, como sons caribenhos e latinos. É, basicamente, um som que não deixa nem um poste parado.
O currículo do Antibalas - e de seus músicos em carreiras solo - é extraordinário: já trabalharam com TV on the Radio, Sharon Jones, David Byrne, Tortoise, John Frusciante (Red Hot Chili Peppers), Medski, Martin & Wood, Black Keys, Ornette Coleman, Mark Ronson e muitos outros.
Veja aqui o Antibalas em 2013 tocando com o grande baterista Tony Allen, da banda de Fela Kuti.
Quando alguém precisa de um naipe de metais de primeira ou de um grupo de percussionistas para abrilhantar uma gravação, sabe onde procurar. O Antibalas foi a banda de apoio do musical da Broadway "Fela", sobe Fela Kuti, e participou de homenagens a Talking Heads e Paul Simon.
A atual formação do Antibalas conta com cerca de 20 músicos. Os mais antigos são o próprio Martin Pierna (saxofone), o guitarrista Luke O'Malley, o trumpetista Jordan McLean e o percussionista e cantor Duke Amayo.
A banda já lançou cinco discos, e os dois últimos - "Antibalas" (2012) e Security (2007) - são presenças constantes no playlist aqui de casa. Recomendo demais. E se você estiver passando por Nova York no próximo mês, pode ver a banda em ação numa residência semanal, às quartas, no Brooklyn Bowl. Eu não perderia de jeito nenhum.
P.S.: Estou em viagem e não poderei moderar os comentários como gostaria. Caso o seu comentário demore a ser publicado ou respondido, peço desculpas e um pouco de paciência. Obrigado.
The post A banda mais trabalhadora do showbiz appeared first on Andre Barcinski.