Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

O telecatch, assim como a Múmia, é eterno

$
0
0


Não suporto ver cinco segundos de UFC, mas adoro passar uma tarde inteira numa esquina da Mooca vendo um sujeito vestido de Múmia se engalfinhar com outro fantasiado de caipira. Sim, a luta livre, ou telecatch, ainda acontece em subúrbios Brasil afora. É só procurar.

Hoje às 17h45 no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 6, a Mostra de Cinema de SP exibe “Monstros do Ringue”, documentário de Marc Dourdin sobre a história da luta livre brasileira. O filme terá reapresentação na quinta, dia 29, às 19h, no Centro Cultural São Paulo.

O documentário fala do auge do telecatch no Brasil nas décadas de 70 e 80 e entrevista lutadores como Aquiles, Michel Serdan, Trovão e o galã Bob Júnior, além de trazer imagens de arquivo antológicas. Foi emocionante rever as cenas de Aquiles saindo da jaula e vencendo a batalha contra Michel Serdan em 1987.

Não perdia uma luta na TV. Adorava ver a Múmia, Mister X, Tigre Paraguaio, Ted Boy Marino e, principalmente, King Kong e seu filho Renê. Achei no Youtube uma entrevista recente e engraçadíssima com um dos astros do telecatch, Jóia, o Psicodélico, realizada na casa de um amigo dele chamado Lingüiça e atrapalhada por um cachorro:

Quem reclama que telecatch é “armação” não entendeu nada. É como reclamar que quadros do Monty Python não fazem sentido. A luta livre foi concebida como um teatro, uma apresentação circense de moralidade e de luta entre o bem e o mal.

O mais bonito no filme de Dourdin é ver cenas recentes de lutas e perceber que a molecada da geração UFC, que passa horas jogando games no celular, ainda é capaz de vibrar quando Michel Serdan passa limão na cara de um rival. O sonho não acabou.

Vejam que maravilha essa luta entre La Mumia e o Bárbaro Alex (irmão de ninguém menos que o cantor Ovelha!). É ou não uma maravilha?

Bom final de semana a todos.

P.S.: Essa semana, excepcionalmente, publicarei apenas três textos no blog – hoje, quarta e sexta – devido a compromissos profissionais. Até quarta.

The post O telecatch, assim como a Múmia, é eterno appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575