Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

A banda que o rock esqueceu

$
0
0

hollywood brats 1024x537 A banda que o rock esqueceuA revista inglesa "Mojo" escolheu "Sick on You", de Andrew Matheson, o melhor livro sobre música lançado em 2015. É o relato da breve carreira - e fracasso - de sua banda, The Hollywood Brats, uma espécie de New York Dolls inglês.

Não conhecia o Hollywood Brats e Matheson, mas comprei o livro em versão eletrônica e o coloquei na fila, já que estava ocupado com as últimas páginas do calhamaço de Peter Guralnick sobre Sam Phillips e começando outro tijolo, "A Brief History of Seven Killings", do jamaicano Marlon James.

sick on you1 196x300 A banda que o rock esqueceuDomingo de manhã, só de bobeira, comecei a folhear "Sick on You". Seis horas e 317 páginas depois, a conclusão: se não é a melhor autobiografia de músico que já li, está bem no topo. Que livro sensacional.

A história começa em 1971, quando Matheson chega a Londres com 18 anos de idade, uma obsessão por Kinks e Stones e o sonho de montar um grupo de rock'n'roll primal e de visual andrógino. Logo nas primeiras páginas, ele conta as cinco regras que estabeleceu para a banda. Algumas delas: "Um cabelo sensacional é inegociável"; "Nada de pelo facial - nenhuma groupie digna de respeito suspira pelo Grateful Dead", e a melhor: "Nada de namoradas. Elas acabam com o cachê sexual de qualquer banda e podem torcer o cérebro de um reles baixista até ele achar que merece um disco solo triplo. Duas palavras: Yoko e Ono".

A muito custo, Matheson monta sua banda, batizada The Queen, e começa sua saga pelo mundinho de gravadoras e clubes da Swinging London em busca de fama, grana e mulheres. Não consegue nada disso - com exceção de algumas groupies - e passa os dias morando em muquifos, enchendo a cara, dividindo o chão com ratos, brigando com vizinhos, roubando comida de mercadinhos e apanhando de gangues de motoqueiros. O que ele não perde é o senso de humor sarcástico e autodepreciativo e, principalmente, o ar blasé de quem acredita que sua banda é a melhor do planeta.

Claro que outra banda chamada Queen aparece e leva o nome. Matheson, enfurecido, muda o nome do grupo para Hollywood Brats. Dias depois, encontra o cantor do Queen - "aquele dentuço metido" - no clube Marquee e acerta um direto no queixo do sujeito.

As histórias são engraçadíssimas: Matheson e trupe roubam uma peixaria só para descobrir que levaram um isopor cheio de enguias vivas; uma festa na mansão do astro pop Cliff Richard acaba com o carro da banda atolado num campo de batatas; um show numa base militar termina em destruição. Os Brats encontram Keith Moon, Bryan Ferry, Mick Jones e Jimmy Page, com resultados sempre hilariantes.

O livro termina em 1975, quando Matheson descobre que a gravadora com a qual assinou contrato para o primeiro disco era só uma lavanderia de grana para a Máfia. O LP acaba saindo apenas na Noruega e vende exatas 563 cópias. Mas rendeu um livro fora de série.

Espero que alguma editora lance "Sick on You" no Brasil. Li que Matheson (olha ele aí embaixo, numa foto recente) está trabalhando no roteiro de um filme adaptado do livro.
The Hollywood Brats A banda que o rock esqueceu

Esse filme promete.

The post A banda que o rock esqueceu appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575