Nos últimos 25 anos, nenhum jornalista fez tanto pela divulgação da música alternativa quanto meu amigo Fábio Massari. Seja na TV, no rádio, em jornais, revistas ou portais de Internet, Massari sempre foi um entusiasta dos “bons sons” e ajudou a formar o gosto musical de muita gente.
Amanhã, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, em São Paulo, ele lança seu quarto livro, “Mondo Massari – Entrevistas, Resenhas, Divagações e Etc.”. Não perca.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Passei os últimos dois dias lendo “Mondo Massari”. A exemplo dos outros três livros – “Rumo à Estação Islândia”, “Zappa: Detritos Cósmicos” e “Emissões Noturnas” – este é difícil largar.
O volume é uma coletânea de entrevistas e textos que Massari fez para a MTV, Rolling Stone, Yahoo! e Oi FM. Tem desde nomes conhecidos como Gang of Four, Mark Lanegan, Tom Waits, Jonathan Richman, Maquinado (banda de Lúcio Maia, da Nação Zumbi), Jon Spencer, Glen Matlock e The Kills, a bandas obscuras que Massari desenterrou ninguém sabe de onde.
Mesmo se você não conhece algumas das bandas – e isso vai acontecer, pode ter certeza – os textos são tão bons e interessantes que te fazem querer conhecê-las. Me peguei querendo saber mais sobre The River Phoenix, Minsk, Tramplini e Evil Madness.
Alguns papos são antológicos, como a longa entrevista com membros do Faust e a esquisita entrevista com o esquisito Jonathan Richman. Os textos e críticas são variados: podem abordar a discografia do Young Gods, o show do Queen no Brasil em 81 ou a história do rock belga. Independentemente do tema, todos trazem a erudição pop acessível e sem afetação, que sempre foi a marca do Massari.
O que mais admiro no Massari é sua independência. Mesmo na MTV ou na 89 FM, empresas grandes e comerciais, ele sempre deixou sua marca, divulgando os sons que poucos apoiavam e bandas que não tinham espaço. O cara sempre foi uma espécie de ISO 9002 da música: se ele aparecia falando de um disco ou de uma banda, é porque valia a pena conferir.
Infelizmente, não poderei comparecer ao lançamento, mas já marquei uma entrevista com o Massari para o R7, no início de dezembro. Aguardem as palavras do Reverendo...
The post Massari para as massas appeared first on Andre Barcinski.