Domingo, participo de um liveblog do Oscar aqui no R7. Vamos comentar, em tempo real, a cerimônia de entrega dos prêmios de uma das melhores safras de filmes dos últimos anos.
Aqui vão previsões dos vencedores nas principais categorias e meus favoritos pessoais. Mande a sua lista e compare:
MELHOR FILME
Quem ganha: “12 Anos de Escravidão”. A briga é dura com “Trapaça” e “Gravidade”, mas acho que vai prevalecer o tema importante, apesar de o filme ser acadêmico e careta demais.
Quem merecia: “O Lobo de Wall Street”. Já vi quatro vezes e cada vez gosto mais. Uma mistura de “Scarface” e “Clube dos Cafajestes” e uma das melhores representações dos anos 80 - a “Década do Eu” – no cinema.
MELHOR DIRETOR
Quem ganha: Alfonso Cuarón, por “Gravidade”. Steve McQueen (“12 Anos de Escravidão”) é muito desconhecido, e David O. Russel, muito antipático.
Quem merecia: sem dúvida, Martin Scorsese. Só a cena de Di Caprio e Jonah Hill prostrados no chão da casa, loucos de Madrix, vale a estatueta.
MELHOR ATOR
Quem ganha: Disputa dura entre Matthew McConaughey (“Clube de Compras de Dallas”) e Leonardo Di Caprio (“O Lobo de Wall Street”). Acho que, no fim, a Academia vai escolher Di Caprio.
Quem merecia: eu votaria em McConaughey, pela ressurreição da carreira nos últimos anos.
MELHOR ATRIZ
Quam ganha: Cate Blanchett (“Blue Jasmine”). A atuação de Blanchett como uma dondoca subitamente pobre é a melhor coisa de um filme que não me parece tão bom quanto a maioria acha.
Quem merecia: Amy Adams (“Trapaça”). Impressionante ver a sex-bomb de Adams, toda decote, caras e bocas, e compará-la com a estóica esposa de Philip Seymour Hoffman em “O Mestre”. A mulher é muito talentosa.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Quem ganha: Jared Leto (“Clube de Compras de Dallas”), muito bom no papel de um travesti que ajuda o personagem homofóbico de Matthew McConaughey.
Quem merecia: Jonah Hill (“O Lobo de Wall Street”), pelo melhor alucinado que o cinema viu em muito tempo.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Quem ganha: Lupia Nyong’o (“12 Anos de Escravidão”).
Quem merece: ela mesma, Lupita, com uma ótima atuação no papel de uma escrava que sofre horrores na mão de Michael Fassbender.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Quem ganha: briga dura entre “Trapaça” e “Ela”. No fim, acho que Spike Jonze vai levar esse prêmio.
Quem merece: Achei “Trapaça” um Scorsese requentado e “Ela”, apesar da boa premissa, longo e cheio de momentos supérfluos. Eu votaria em “Inside Llewyn Davis”, dos Coen, que nem foi indicado.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Quem ganha: John Ridley, por “12 Anos de Escravidão”.
Quem merece: Terence Winter, por “O Lobo de Wall Street”, a melhor coleção de diálogos surrealistas/dementes/chauvinistas em muito tempo.
OUTROS PRÊMIOS
MELHOR FOTOGRAFIA – Emmanuel Lubezki deve ganhar por “Gravidade”, o que seria merecido.
MELHOR FILME ESTRANGEIRO – O italiano “A Grande Beleza” deve levar. Eu votaria num filme que não foi nem indicado, o francês “Bastardos”, de Claire Denis, uma das maiores porradas que levei no cinema em 2013.
MELHOR DOCUMENTÁRIO – O melhor documentário do ano – para mim, o melhor filme de 2013 – foi “The Act of Killing”, de Joshua Oppenheimer, em que ex-membros dos esquadrões da morte indonésios reencenam, em forma de musical e faroeste, as atrocidades que cometeram contra inimigos da ditadura de Suharto. É uma bizarra mistura de fato e ficção, com um clima delirante que lembra os melhores momentos de David Lynch, mas pode ser muito estranho para a Academia, que deve escolher o bom - porém bem mais “normal” - “The Square”, sobre as recentes manifestações populares no Egito.
MELHOR MONTAGEM – Pra começo de conversa: cadê Thelma Schoonmaker por “O Lobo de Wall Street”? Entre os indicados, será uma briga dura entre “Gravidade” e “Capitão Philips”, com ligeiro favoritismo pro primeiro. Eu escolheria “Philips” só pela montagem da cena dos tiros disparados do navio americano em direção ao barquinho que leva Tom Hanks e seus seqüestradores.
Bom Carnaval a todos. O blog volta na quinta-feira, dia 6 de março.
Veja mais:
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
+ Curta o R7 no Facebook
+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7
The post OSCAR: QUEM VAI GANHAR (E QUEM MERECIA) appeared first on Andre Barcinski.