Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

QUANDO MILES DAVIS VIROU UM ASTRO… DO ROCK

$
0
0

Dia 25 de março, sai a caixa “Miles Davis: The Bootleg Series, Volume 3 - Miles at the Fillmore”. São quatro CDs com a íntegra de quatro shows que Miles fez no lendário clube Fillmore East, em Nova York, em junho de 1970.

Miles Davis - Bitches Brew por thevideos no Videolog.tv.

Como sempre, Miles se cercou de músicos amadores de quinta categoria: sua banda tinha só Keith Jarrett e Chick Corea nos teclados, Jack DeJohnete na bateria, Dave Holland no baixo, Steve Grossman no sax e o brasileiro Airto Moreira na percussão.

É difícil acreditar, mas, em junho de 70, Miles estava abrindo shows da cantora Laura Nyro, bem famosa na época. Miles estava numa fase de mudanças sonoras: poucos meses antes, influenciado por Jimi Hendrix e Sly Stone, havia gravado o disco duplo “Bitches Brew”, auge de sua fase elétrica, com teclados e guitarras.

O Fillmore East era uma casa de shows de rock do promotor Bill Graham. Graham achava que o público de rock poderia gostar dessa nova fase de Miles. Acertou em cheio: os shows foram um estouro, e “Bitches Brew” foi o primeiro disco de ouro de Miles, vendendo 500 mil cópias nos Estados Unidos.

O lançamento é o terceiro de uma série de caixas – a “Bootleg Series” - com shows lendários de Miles Davis, antes disponíveis em versões editadas ou gravações piratas.

O volume 1, “Live in Europe, 1967”, traz três concertos de Miles na Europa com outra de suas bandinhas mequetrefes – Wayne Shorter no sax, Herbie Hancock no piano, Ron Carter no contrabaixo e Tony Williams na bateria – além de um DVD com trechos de shows na Suécia e Alemanha.

O Volume 2, “Live in Europe, 1969”, tem gravações ao vivo ainda mais raras, de uma banda que nunca gravou com Miles no estúdio:  Wayne Shorter, Chick Corea, Dave Holland e Jack DeJohnette. A caixa tem ainda um DVD com uma apresentação de julho de 1969 em Berlim.

As caixas têm quatro discos cada e custam menos de 25 dólares na Amazon, o que periga ser a barganha do ano.

Se você quer ver a banda de Miles circa 1970 em ação – quase a mesma que gravou os shows no Fillmore – uma boa dica é procurar o DVD “Miles Electric – A Different Kind of Blue”, que a ST2 lançou no Brasil. O DVD traz a íntegra do show na Ilha de Wight, em agosto de 70, em que Miles foi acompanhado por Chick Corea, Keith Jarrett, Gary Bartz (sax), Jack DeJohnette e Airto Moreira. Se você prestar bastante atenção, verá na platéia Gilberto Gil, com cara de quem tomou algo muito bom e está curtindo pacas. Aí vai um pequeno trecho. Bom fim de semana a todos.

Miles Davis - Isle of Wight 1970 por thevideos no Videolog.tv.

The post QUANDO MILES DAVIS VIROU UM ASTRO… DO ROCK appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575