Dia 25 de março, sai a caixa “Miles Davis: The Bootleg Series, Volume 3 - Miles at the Fillmore”. São quatro CDs com a íntegra de quatro shows que Miles fez no lendário clube Fillmore East, em Nova York, em junho de 1970.
Miles Davis - Bitches Brew por thevideos no Videolog.tv.
Como sempre, Miles se cercou de músicos amadores de quinta categoria: sua banda tinha só Keith Jarrett e Chick Corea nos teclados, Jack DeJohnete na bateria, Dave Holland no baixo, Steve Grossman no sax e o brasileiro Airto Moreira na percussão.
É difícil acreditar, mas, em junho de 70, Miles estava abrindo shows da cantora Laura Nyro, bem famosa na época. Miles estava numa fase de mudanças sonoras: poucos meses antes, influenciado por Jimi Hendrix e Sly Stone, havia gravado o disco duplo “Bitches Brew”, auge de sua fase elétrica, com teclados e guitarras.
O Fillmore East era uma casa de shows de rock do promotor Bill Graham. Graham achava que o público de rock poderia gostar dessa nova fase de Miles. Acertou em cheio: os shows foram um estouro, e “Bitches Brew” foi o primeiro disco de ouro de Miles, vendendo 500 mil cópias nos Estados Unidos.
O lançamento é o terceiro de uma série de caixas – a “Bootleg Series” - com shows lendários de Miles Davis, antes disponíveis em versões editadas ou gravações piratas.
O volume 1, “Live in Europe, 1967”, traz três concertos de Miles na Europa com outra de suas bandinhas mequetrefes – Wayne Shorter no sax, Herbie Hancock no piano, Ron Carter no contrabaixo e Tony Williams na bateria – além de um DVD com trechos de shows na Suécia e Alemanha.
O Volume 2, “Live in Europe, 1969”, tem gravações ao vivo ainda mais raras, de uma banda que nunca gravou com Miles no estúdio: Wayne Shorter, Chick Corea, Dave Holland e Jack DeJohnette. A caixa tem ainda um DVD com uma apresentação de julho de 1969 em Berlim.
As caixas têm quatro discos cada e custam menos de 25 dólares na Amazon, o que periga ser a barganha do ano.
Se você quer ver a banda de Miles circa 1970 em ação – quase a mesma que gravou os shows no Fillmore – uma boa dica é procurar o DVD “Miles Electric – A Different Kind of Blue”, que a ST2 lançou no Brasil. O DVD traz a íntegra do show na Ilha de Wight, em agosto de 70, em que Miles foi acompanhado por Chick Corea, Keith Jarrett, Gary Bartz (sax), Jack DeJohnette e Airto Moreira. Se você prestar bastante atenção, verá na platéia Gilberto Gil, com cara de quem tomou algo muito bom e está curtindo pacas. Aí vai um pequeno trecho. Bom fim de semana a todos.
Miles Davis - Isle of Wight 1970 por thevideos no Videolog.tv.
The post QUANDO MILES DAVIS VIROU UM ASTRO… DO ROCK appeared first on Andre Barcinski.