Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

CONTAGEM REGRESSIVA PRO BANQUETE PSICODÉLICO

$
0
0

Eu vinha ensaiando ir ao Austin Psych Fest – o festival de música psicodélica de Austin, no Texas - há uns dois ou três anos, mas agora não teve jeito: o line-up é tão absurdamente fantástico, que seria impossível perder.

Brian Jonestown Massacre - Super-Sonic - Live at Austin Psych Fest 2012 por thevideos no Videolog.tv.

Nos três dias do festival, que acontece de 2 a 4 de maio numa fazenda bucólica a dez minutos de ônibus do centro de Austin, tocam 80 artistas, abrangendo quase todos os subgêneros da música psicodélica, do punk lisérgico à 13th Floor Elevators ao shoegaze, do country-folk à Byrds ao free-rock, de experimentações eletrônicas ambient ao noise mais brutal. Uma orgia de krautrock, microfonia e cítaras. Festa estranha pra gente esquisita.

A seleção mistura artistas novos e veteranos. Para cada novato como o Temples, uma ótima banda inglesa que lançou um dos discos mais cabulosos do ano até aqui, “Sun Structures”, o festival ressuscita algum nome com décadas de estrada. Este ano, os homenageados são The Zombies, contemporâneos dos Beatles e criadores do clássico lisérgico “Odessey and Oracle” (1968), e The Golden Dawn, uma cultuada banda de Austin que só lançou um disco, também em 1968, chamado “Power Plant".

Em edições anteriores, o Austin Psych Fest trouxe Mutantes, Moving Sidewalks (primeira banda de Billy Gibbons, do ZZ Top, e que não se apresentava há mais de 40 anos), e Roky Erickson, o Syd Barrett americano e líder dos heróis locais 13th Floor Elevators.

O line-up este ano é matador. Os headliners são os americanos The Brian Jonestown Massacre e Dandy Warhols e os britânicos Loop e The Horrors.  Quatro bandas que, sozinhas, já valeriam o ingresso. E mais:

The Black Angels - extraordinário grupo texano e parceiro na organização do festival, faz uma mistura pesadíssima de drones velvetianos com punk de garagem dos anos 60. Uma de minhas bandas prediletas dos últimos anos.

Acid Mothers Temple – projeto de Kawabata Makoto, o Zappa japa. Nunca vi AMT ao vivo, mas quem viu disse que é de sentar no chão e chorar.

War on Drugs – Ainda não ouvi o último deles, “Lost in the Dream”, mas “Slave Ambient” (2011) é uma obra-prima da psicodelia moderna, uma mistura linda de country-rock americano dos anos 60 com explorações sonoras à Pìnk Floyd.

Black Lips – Explosiva banda americana de garage-punk, conhecida por shows imprevisíveis, que podem acabar com o público - ou a polícia - invadindo o palco.

Avey Tare’s Slasher Flicks e Panda Bear – Dois projetos de integrantes do Animal Collective. O primeiro traz Avey Tare com membros do Dirty Projectors e Ponytail, e pode ser descrito como a trilha sonora de um filme de terror sangrento, inspirado nas viagens do Goblin, banda progressiva italiana que fazia trilhas para Dario Argento. E Panda Bear é o projeto eletrônico de Noah Lennox, companheiro de Avey no Animal Collective.

Moon Duo – Se você não conhece esse projeto da tecladista Sanae Yamada e do guitarrista do Wooden Shijps, Ripley Johnson, vá atrás dos dois discos deles, “Maze” e “Cycles”, que você vai me agradecer. Estão sempre em alta rotação aqui em casa.

O festival traz ainda a barulheira nipônica do Bo Ningen, o minimalismo eletrônico do Peaking Lights, a mistura de feedback à My Bloody Valentine com a doçura da voz de Isobel Sollbenger do Bardo Pond, os experimentalismos de Daniel Lopation no Oneohtrix Point Never, além de nomes conhecidos da cena independente, como Liars, Of Montreal e Toy.

Veja aqui a escalação completa do festival. E aqui, um trailer do filme da edição de 2013:

AUSTIN PSYCH FEST - BEYOND THE THIRD SOUND- TRAILER por thevideos no Videolog.tv.

O melhor é olhar para o line-up e perceber que você nunca ouviu falar de 70% das atrações. Mind Over Mirrors? Fantasmes? Yamantaka Sonic Titan? King Gizzard and the Lizard Wizard? Não conheço, mas conhecerei. E farei a cobertura completa do festival aqui no blog.

Faltam dez dias pro Austin Psych Fest. Vamos aí?

 

The post CONTAGEM REGRESSIVA PRO BANQUETE PSICODÉLICO appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575