Pode ir desfraldando aquele pavilhão azul, vermelho e branco com os quadradinhos no meio, preparando a salsa e os tacos e decorando os gritos de guerra dos Leões Indomáveis.
A contagem regressiva já começou: de agora até o fim da Copa, somos todos croatas, mexicanos e camaroneses.
Aqui em casa já preparamos um mastro para hastear bandeiras das três gloriosas nações.
Um livro de culinária croata ensinará a preparar o suculento Odojak, um porco grelhado que fará a alegria de família, amigos e vizinhos. Vegetarianos poderão optar pelo Ndolé camaronês, uma delícia.
As crianças já trabalham em um boneco de papel machê do gênio Samuel Eto’o, que será colocado no jardim para dar sorte. Em tamanho natural, claro.
Temos oito meses para uma imersão nas culturas de cada país e para aprender a xingar o Marin nos três idiomas (alguém sabe como se diz “Peruca roxa” em croata?).
Vejo analistas apachecados dizendo que “nosso escrete tem excelente retrospecto contra esses adversários”.
Não importa: se tudo der certo, a selecinha chegará ao jogo contra Camarões, no dia 23 de junho, já eliminada, tendo levado dois sacodes – um croata, mesmo sem o matador Mandzukic, expulso injustamente nas eliminatórias só por ter dado um golpe de caratê na cabeça de um rival, e outro mexicano, revivendo o banho de bola que o time dos mariachis nos deu na Olimpíada.
Arriba!
O jogo contra Camarões só servirá para Eto’o deslanchar sua vantagem na artilharia da Copa. Com os quatro que marcará contra o Brasil, chegará a nove ao fim da competição.
Então é isso: muita fé, que a vitória será nossa. E para incentivar nossos craques nos jogos contra o time da CBF, aqui vão alguns cantos para ouvir e decorar:
- “Cielito Lindo” (“Ai, ai, ai,ai, tá chegando a hora...”)
Se alguém ainda tinha dúvidas de que o Brasil vai tomar uma surra, basta dizer que o Rei Pelé previu o hexa.
Boa Copa a todos!
P.S. 1: Alguns leitores perguntaram porque não escrevi sobre o Brasileirão, a queda de Flu e Vasco e a pancadaria em Santa Catarina. Há alguns meses, comecei um blog pessoal (www.piorparaosfatos.wordpress.com) só para falar do Flu, até porque o assunto não interessa a quem não torce pelo time, e assim evito transformar este blog aqui em fórum de briguinha clubística. Sobre organizadas, não tem muito o que falar: é proibir, prender e pronto.
P.S. 2: Fui entrevistado no podcast "O Resto é Ruído", dos amigos Amanda, Elson e Fernando. Falamos de jornalismo, música, "Notícias Populares", "Garagem", etc. Ouça aqui.
The post Sou croata, mexicano e camaronês desde criancinha… appeared first on Andre Barcinski.