Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

FLIP: PREÇOS DAS POUSADAS ASSUSTAM MAIS QUE LIVRO DO STEPHEN KING

$
0
0

flip paraty 3c FLIP: PREÇOS DAS POUSADAS ASSUSTAM MAIS QUE LIVRO DO STEPHEN KING

Começa hoje, em Paraty, a 12ª edição da Flip.

A cidade nunca esperou o evento com tanta ansiedade, até pelo prejuízo que a Copa trouxe para o comércio e turismo locais. Nos últimos dias, falei com vários donos de pousadas, lojas e restaurantes, e todos tiveram movimento menor em junho e julho do que em anos anteriores. Para alguns, a diminuição chegou a 50%.

Talvez para compensar, muitos aumentaram seus preços absurdamente agora na Flip. Os valores pedidos para os pacotes em pousadas e hotéis chegaram a níveis ridículos.  Pousadas simples, que normalmente cobram 100 ou 150 reais por um quarto, pedem 500 ou 600, aproveitando a demanda maior que a oferta. Um amigo ligou para uma pousada bacana no Centro Histórico e ficou chocado com o preço: um pacote de quatro noites saía por 10 mil reais. Desse jeito, o turista até pode vir para a Flip, mas não volta à cidade nunca mais.

Da programação, o mais interessante, para mim, deve ser a entrevista dos “Cassetas”(e ex-“Pasquim”) Hubert e Reinaldo com Jaguar, falando sobre Millôr Fernandes (hoje, 19h).

Não vou perder o colunista do “The New York Times”, David Carr, autor da ótima autobiografia “A Noite da Arma” junto à repórter argentina Gabriela Mochkofsky na mesa “Narradores do Poder” (sábado, 21h30), nem o trio Sérgio Augusto, Claudius e Cássio Loredano falando sobre Millôr na mesa “O Guru do Méier” (sexta, 10h).

Também quero muito ver o paquistanês Mohsin Hamid na mesa “Livre Como um Táxi” (sexta, 17h15). Gostei muito de seu “Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente”, que li em inglês. E para finalizar, não perco o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o historiador de arquitetura italiano Francesco Dal Co na mesa “Paraty, Veneza no Atlântico Sul” (quinta, 19h30).

Se você tiver como vir à Flip sem gastar as economias todas numa pousada, vale a pena, mesmo que os ingressos já estejam esgotados para as mesas. Sempre dá para ver os debates pelo telão.

E se sobrar um tempinho, vá à Casa Folha na sexta, 17h, onde participo, com Guilherme Arantes, de uma conversa sobre meu novo livro “Pavões Misteriosos: 1974-1983: a Explosão da Música Pop no Brasil”. Depois conto como foi.

Até lá.

The post FLIP: PREÇOS DAS POUSADAS ASSUSTAM MAIS QUE LIVRO DO STEPHEN KING appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575