Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

“EU SEI QUEM MATOU JIM MORRISON… E NANCY SPUNGEN!”

$
0
0

marianne faithfull morisson “EU SEI QUEM MATOU JIM MORRISON... E NANCY SPUNGEN!”

Mais de 43 anos depois da morte do líder do The Doors, Jim Morrison, a cantora Marianne Faithfull fez uma revelação bombástica: foi o então namorado dela, o francês Jean De Breteuil, quem matou o cantor.

Em entrevista à revista inglesa “Mojo”, Faithfull, 67, conta que Breteuil, um traficante e playboy que fornecia heroína a astros como Keith Richards, foi ao apartamento de Morrison em Paris e lhe vendeu uma dose tão potente que o matou. “Tenho certeza que foi um acidente”, diz Faithfull. Meses depois, o próprio Breteuil morreria de overdose, em Tânger, no Marrocos.

A história é boa e possível. Se é verdadeira, só Marianne Faithfull pode dizer. E, convenhamos, em 1971 ela não era das testemunhas mais sólidas. Um ano antes, seu relacionamento com Mick Jagger havia acabado, ela perdera a guarda do filho, tentou o suicídio e acabou vivendo nas ruas de Londres por um bom tempo, chapada de heroína e barbitúricos.

A confissão tardia de Marianne Faithfull me lembrou episódio parecido que vivenciei com outro louco talentoso, Dee Dee Ramone. Aqui vai a descrição, publicada em meu blog em 2011, de um encontro que tive com ele no mitológico Hotel Chelsea, em Nova York:

“Ex-michê, ex-delinquente, ex-assaltante, ex-heroinômano (ex? será?), Dee Dee era um dos sujeitos mais instintivamente brilhantes que já conheci. Praticamente analfabeto, mal conseguia juntar duas frases, mas escreveu letras autobiográficas de um minimalismo poderoso e atordoante, como “53rd and 3rd”.

Nesse dia, descobri outra coisa sobre Dee Dee. Não sei se era alguma doença ou resultado de alguma medicação, mas o fato é que ele sofria de um grave déficit de atenção. Simplesmente não conseguia se concentrar em nada por mais de cinco minutos.

Dee Dee chegava ao cúmulo de parar frases no meio, ficar em silêncio por alguns segundos e depois emendar outro assunto, sem ter terminado o anterior. Digamos que clareza não era o seu forte. Conversar com ele, especialmente para um jornalista, era enlouquecedor.

Certa hora, começamos a conversar sobre o Chelsea, e eu comentei como era impressionante a quantidade de pessoas que vinham todo dia ao hotel pedindo para ficar no quarto onde Sid Vicious matara Nancy Spungen (só de curiosidade, o quarto não existe mais).

“O quê? Sid matou Nancy? De onde você tirou isso?”, disse Dee Dee. “Todo mundo sabe que não foi isso que aconteceu!”

Seria esse o furo jornalístico do fim de século? Dee Dee revelaria ao mundo o nome do verdadeiro assassino?

“E quem foi, Dee Dee?”

“Porra, foi aquele traficante que vendia heroína pra Nancy… Como é o nome dele… Fuck…Daqui a pouco eu lembro o nome do cara!”.

Foi a última vez que ele tocou no assunto.”

Dee Dee Ramone e Marianne Faithfull… Vocês juram dizer a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade?

The post “EU SEI QUEM MATOU JIM MORRISON… E NANCY SPUNGEN!” appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575