Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

TOP 5: PIORES REFILMAGENS DO CINEMA

$
0
0

Dia 20, morreu, aos 82 anos, o cineasta holandês George Sluizer. Em 1988, Sluizer dirigiu “Spoorloos”, um “thriller” de suspense sobre um casal holandês que viaja pela França de carro e a mulher desaparece misteriosamente num posto de gasolina. Se puder, assista. É um filme estranho e aterrorizante, e fez bastante sucesso no circuito alternativo.

Cinco anos depois, Sluizer ganhou uma bolada da Fox para ir aos Estados Unidos dirigir uma refilmagem de “Spoorloos”, chamada “O Silêncio do Lago”, com Sandra Bullock e Kiefer Sutherland interpretando o casal e Jeff Bridges no papel de um homem misterioso, que poderia ser responsável pelo sumiço da moça.

Lembro que, na época, participei das entrevistas de lançamento do filme, em Los Angeles, e foi um constrangimento só. Sluizer claramente sabia que havia destruído seu próprio filme. “O Silêncio do Lago” era um abacaxi monstruoso.

 

Selecionei outros quatro casos de filmes clássicos destruídos por refilmagens pavorosas. Lembra mais algum? Mande sua lista, por favor.

 

Straw Dogs / Sob o Domínio do Medo

Se você não viu “Straw Dogs” (1971), de Sam Peckinpah, com Dustin Hoffman no papel de um pacato professor de matemática que se refugia com a esposa, uma coisa de louco chamada Susan George, numa vilinha na Cornualha (não, não é a terra dos chifrudos, mas um condado no sudoeste de uma península na Inglaterra), onde é atormentado por caipiras sádicos, assista. É um dos melhores filmes de Peckinpah. Infelizmente, nunca passa na TV, ao contrário de seu nauseabundo “remake”, dirigido em 2011 por Rod Lurie, que passa quase todo dia.

 

Bad Lieutenant / Vício Frenético

Se Nicolas Cage se preocupasse apenas em estragar os próprios filmes, a gente até aceitava. O problema é quando ele se mete a refazer filmes dos outros. O Cigano Igor de Hollywood atuou em três ou quatro dos piores “remakes” do mundo (“Cidade dos Anjos”, “O Sacrifício”), mas nenhum tão engraçado quanto “Vício Frenético”, em que pegou o personagem do policial fora de controle vivido por Harvey Keitel no original de Abel Ferrara, de 1992, e o interpretou como se fosse o Sargento Pincel depois de cheirar um quilo de metanfetamina. O pior é saber que essa tosquice foi dirigida por Werner Herzog. Ferrara resumiu bem: “Espero que todos os envolvidos com este filme queimem no inferno”.

 

Diabolique

Em 1955, o francês Henri-Georges Clouzot dirigiu “Les Diaboliques”, uma obra-prima do terror psicológico. Quarenta e um anos depois, Hollywood destruiu a bagaça com uma das refilmagens mais vagabundas de todos os tempos, estrelado por Sharon Stone (indicada, com méritos, ao Framboesa de Ouro), Isabelle Adjani e Chazz Palminteri. O final merece ser visto, de tão grotesco.

 

The Ladykillers / Matadores de Velhinha

Onde os Irmãos Coen estavam com a cabeça em 2004, quando decidiram refilmar essa comédia negra clássica de 1955, com Alec Guiness no papel do chefe de uma quadrilha de ladrões? Aliás, que diretor Alexandre MacKendrick, não? Só por este e “Sweet Smell of Success”/ “Embriaguez doSucesso” (1957), obra-prima da velhacaria jornalística com Burt Lancaster e Tony Curtis, merecia entrar no panteão. Já os Coen vão esperar mais um pouco, especialmente depois de cometer uma das comédias mais insossas dos últimos anos.

 

The post TOP 5: PIORES REFILMAGENS DO CINEMA appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575