Um amigo diz que paulistano gosta de três coisas: pizza, fila e policiamento ostensivo.
O sabadão ideal na terra da garoa seria, portanto, uma multidão invadindo uma pizzaria cercada pela Rota.
A frase é certeira, mas ignora a quarta – e talvez maior - tara paulistana, que é passar o maior tempo possível dentro de um carro.
Quem mora em São Paulo pode não perceber com tanta clareza, mas quem visita a cidade de tempos em tempos percebe como a qualidade de vida vem piorando rapidamente.
Fique seis meses sem andar por um quarteirão qualquer, e é possível que você nem o reconheça direito quando passar por lá novamente. Aconteceu comigo, em visita recente à cidade.
Nos últimos três anos, um apartamento antigo da família em Perdizes foi praticamente emparedado por três prédios enormes, que acabaram com a vista de todas as janelas e transformaram o quarteirão num inferno. Um vizinho conta que vendeu o carro porque não aguentava mais ficar engarrafado na esquina. A solução é sair o menos possível de casa.
No último feriado de 15 de novembro, o trânsito para o litoral certamente bateu algum tipo de recorde. Famílias levaram 12 horas para ir a Ubatuba (234 km) e 16 horas para chegar a Paraty (305 km).
Sinceramente, não acredito em solução. Não enquanto o vice-presidente da República, Michel Temer, disser frases como "Enquanto o cidadão puder ir ao supermercado, botar o filho na escola e comprar um carro, a economia do cotidiano não mudou.”
Meu amigo, o cartunista Adão Iturrusgarai, vive dizendo que deveriam proibir comerciais de carro mostrando ruas vazias e limpas. Se todo comercial mostrasse uma família presa num engarrafamento e saindo no tapa, talvez esse fetiche pelo transporte individual diminuísse.
Nunca esqueço um antigo comercial de automóvel em que um rapaz esperava o ônibus no ponto e babava ao ver um amigo passando em uma caranga zero quilômetro. A mensagem era clara: se você usa ônibus, é um pobre desgraçado. Michel Temer deve concordar.
Veja mais:
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
+ Curta o R7 no Facebook
+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7
The post Quanto mais carros melhor appeared first on Andre Barcinski.