Listas de melhores filmes do ano no Brasil costumam ser bem diferentes de listas gringas, devido à confusão de datas de lançamento e filmes que simplesmente não chegam às nossas telas.
Não consegui ver “12 Anos de Escravisão”, “Nebraska” e “Inside Llewyn Davis”, dos Coen, e me recuso a ver “Leviathan” sem ser numa tela grande. Esses ficam pra lista de 2014.
Aqui vão, sem ordem de preferência, os dez melhores filmes que vi esse ano. Alguns são de 2012, mas demoraram a chegar ao Brasil; outros não passaram por aqui, mas podem ser encontrados nos ITunes da vida.
The Act of Killing - Official Trailer por thevideos no Videolog.tv.
O Ato de Matar – Joshua Oppenheimer - Documentário-ensaio aterrador. Não admira que Werner Herzog e Errol Morris tenham ficado de queixos caídos. Oppenheimer entrevista membros dos esquadrões da morte indonésios que mataram um milhão de pessoas a mando do ditador Suharto e pede que eles reencenem, em forma de musical ou faroeste, as atrocidades que cometeram. Parece um delírio de David Lynch com personagens reais.
Gravidade – Alfonso Cuarón – O melhor filme do cinema comercial hollywoodiano em 2013. Claro, Cuarón poderia ter colocado Naomi Watts no lugar de Sandra Bullock, mas só de ver um megalançamento em 3D com pretensões artísticas relevantes e levantando questões existenciais interessantes, foi um choque.
O Mestre – Paul Thomas Anderson – Vi três vezes e cada vez gosto mais. A exemplo de “Sangue Negro”, talvez o melhor de Anderson, “O Mestre” coloca em conflito dois personagens numa relação de adoração e ódio movida por obsessões, misticismo e ganância. Joaquin Phoenix foi o ator do ano.
Killer Joe - Matador de Aluguel - Trailer legendado por thevideos no Videolog.tv.
Killer Joe – William Friedkin – Drama “white trash” com doses cavalares de sangue e humor negro. Para ficar com o seguro de vida da mãe, Emile Hirsch “vende” a irmã a um assassino de aluguel/policial (Matthew McConaughey). E isso é só o começo. A deusa Gina Gershon faz a maior vaca da história dos parques de trailer, e uma cena envolvendo sexo e uma coxinha de galinha já entrou para a antologia de 2013.
Bastardos – Claire Denis – Faça uma sessão dupla de “Bastardos” com “O Ato de Matar” e você aniquila qualquer resquício de esperança na raça humana. Esse drama de Denis sobre os infortúnios de uma família francesa é um dos filmes mais claustrofóbicos e, à sua maneira, assustadores dos últimos tempos.
Beware of Mister Baker – Jay Bulger – Documentário sobre Ginger Baker, extraordinário baterista do Cream e do Blind Faith e um dos personagens mais imprevisíveis da música pop. Baker é um anti-herói gonzo, um gênio detestável e por vezes violento, mas sua história é surreal. As cenas mostrando seus anos na Nigéria com a trupe de Fela Kuti parecem ter sido filmadas por Werner Herzog, de tão dementes. O melhor documentário musical de 2013.
O Som ao Redor – Kleber Mendonça – Melhor filme brasileiro que vi em 2013, radiografia de um país que parece estar enriquecendo a fórceps, sem cuidar de suas relações sociais e raciais. Os personagens não falam muito, até porque as grades, os sistemas de segurança e as portas de ferro dizem tudo.
A Caça – Thomas Vinterberg – Em uma pequena cidade dinamarquesa, um professor é acusado injustamente de abusar de uma menina e vê todos os amigos se voltarem contra ele. Um drama pesado sobre linchamentos morais, do mesmo diretor que nos deu “Festa de Família”.
Computer Chess - Trailer por thevideos no Videolog.tv.
Computer Chess – Andrew Bujalski – O filme mais inventivo e surpreendente do ano: no início dos anos 80, programadores de software de jogos de xadrez se reúnem para uma disputa entre seus programas. Filmado num estilo documental “fake”, com câmeras de vídeo dos anos 80, é um mergulho hilariante num mundo retrô-nerd.
Hannah Arendt - Margarethe Von Trotta – Embora pareça meio didático às vezes, o filme de Von Trotta vale pela atuação de Barbara Sukowa (que já havia interpretado Rosa Luxemburgo em outro filme de Trotta) e por trazer à tona a discussão sobre a “banalidade do mal”.
Veja mais:
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
+ Curta o R7 no Facebook
+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7
The post Melhores filmes de 2013 appeared first on Andre Barcinski.