No meio do lamaçal de denúncias e revelações sobre a corrupção na Petrobras, uma boa notícia: O dono da empreiteira UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, disse à PF que mantinha "contato mais próximo" com arrecadadores de doações para campanhas eleitorais do PT, representado pelo tesoureiro João Vaccari Neto, e do PSDB, por meio de um certo "doutor Freitas".
Pessoa, é bom lembrar, foi apontado por outros donos de empreiteiras como coordenador do “clube” de empreiteiras que mantinha negócios escusos com a Petrobras.
Torço muito para que novas revelações sobre a Petrobras mencionem tanto o governo quanto a oposição. Assim, com TODO MUNDO coberto de lama, talvez a discussão deixe de ser tão partidarizada.
O que vem acontecendo nas últimas semanas é que o tema da corrupção na Petrobras tem ficado em segundo plano. O que importa, tanto para petistas quanto para tucanos, é usar as denúncias para atacar o outro.
Tucanos querem nos fazer acreditar que a roubalheira na empresa começou em janeiro de 2003, com a posse de Lula. E petistas fingem viver num mundo de faz de conta, em que Lula e Dilma são dois Noviços Rebeldes que não sabiam de nada e foram pegos completamente de surpresa pelas denúncias de corrupção.
Quer dizer que ninguém achou estranho uma refinaria em Pernambuco quintuplicar de valor? E agora que um ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, aceitou devolver 252 milhões de reais que afanou, Dilma não vai assumir, no mínimo, que foi negligente e incompetente em sua passagem de sete anos pelo Conselho da Petrobras?
A partidarização do tema tem criado situações ridículas. Vi gente que costumava chamar Paulo Francis de reacionário louvando o jornalista como um gênio visionário por ter dito, em 1997, que diretores da Petrobras mantinham contas secretas na Suíça (a empresa processou Francis em 100 milhões de dólares, e o jornalista morreu de um ataque cardíaco, em Nova York). Reveja:
Também tenho lido declarações delirantes sobre o papel das empreiteiras no atual governo, que dão a entender que as bandalheiras de licitações forjadas, superfaturamentos e desvios começaram com Lula. E as megaobras da época da ditadura, ninguém lembra?
De minha parte, vou ficar quietinho aqui no canto, torcendo para que novas denúncias emporcalhem todo mundo. Mas não me empolgo: esses dias, deve ser confirmado no TCU o senador Vital do Rego (PMDB) no lugar aberto pela aposentadoria de José Jorge. Está pintando uma imensa pizza. De lama.
The post PETROBRAS: FINALMENTE, UMA BOA NOTÍCIA appeared first on Andre Barcinski.