Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

NICK NOLTE, MALUCO-BELEZA

$
0
0

Está difícil assistir a qualquer outro canal na TV que não seja o Sundance Channel. Só esta semana, o canal, recentemente incluído na programação, exibe documentários sobre o ator Nick Nolte, o produtor dos Beatles, George Martin, e o produtor de cinema Harvey Weinstein, fundador da Miramax.

O filme sobre Nolte, “No Exit”, não é grande coisa, mas traz algumas histórias muito boas. Nolte é um ex-modelo que foi preso e condenado a 45 anos de prisão, aos 24 anos de idade, por vender documentos forjados, mas teve a pena suspensa, trabalhou com alguns dos maiores diretores de cinema (Scorsese, Schrader, Lumet, Malick, etc.) e é capaz de fazer um “blockbuster” como “Hulk” para logo depois aceitar um papel em um filminho barato de Olivier Assayas (“Clean”). Também teve sérios problemas com álcool, cocaína e, mais recentemente, GHB, foi escolhido o “Homem mais Sexy do Mundo” pela revista “Time” e é considerado, até pelos amigos mais próximos, um sujeito instável e imprevisível.

Aqui vão algumas declarações de Nick Nolte no filme:

48 Horas (1982) – Nolte conta como essa comédia, em que estrelou junto a Eddie Murphy, foi quase totalmente improvisada pelos dois atores. “Walter (Hill, diretor) tinha um roteiro, mas ele sabia que não era um diretor de comédia, e nos incentivou a improvisar. E não é tão difícil assim improvisar com Eddie, o cara é fora do comum. Eu diria que a maioria dos diálogos que acabaram na tela não estava no roteiro.”

Um Vagabundo na Alta Roda (1986) – Nessa refilmagem de “Boudu Salvo das Águas” (1932), clássico de Jean Renoir, Nolte faz um mendigo que é salvo por um casal de milionários de Beverly Hills (Bette Midler e Richard Dreyfuss). Para compor o personagem, Nolte passou semanas sem tomar banho – o que, segundo sua amiga Patricia Arquette, entrevistada no filme, Nolte faz de vez em quando. “Bette (Midler) não estava aguentando meu cheiro. Cada vez que tinha de contracenar comigo, ficava furiosa e reclamava pra Paul (Mazursky, diretor): ‘Paul, eu sou uma atriz, eu posso fingir que não estou aguentando o fedor desse cara!’ Mas isso só me incentivava a chegar no set ainda mais sujo no dia seguinte.”

Q&A (1990) – Nesse grande – e esquecido – filme policial de Sidney Lumet, Nolte interpreta um policial violento e corrupto, que é investigado por um jovem e ambicioso promotor (Timothy Hutton). “Um dia eu estava em casa, quando tocou o telefone. ‘Alô, é o Nick? Aqui é o Marlon!’ Era Marlon Brando. Ele perguntou: ‘Nick, por favor, me responda: como você interpretou esse personagem? Vi o filme várias vezes e não consigo entender como você fez. Pode me contar?’ Marlon realmente gostou do filme!”

Temporada de Caça (1997) – Nessa obra-prima de Paul Schrader, baseado no livro de Russel Banks, Nolte tem sua maior atuação no cinema, interpretando um policial de uma pequena cidade americana obcecado em desvendar um acidente que ele acredita ter sido um crime. O policial é assombrado pelo pai (James Coburn, fantástico), um homem sádico e violento. O elenco é inacreditável: Willem Dafoe faz o irmão de Nolte e Sissy Spacek, sua namorada. “Foi o melhor filme que eu fiz”, diz Nolte no documentário. “Ali, Nolte, pela primeira vez, tomou conta completamente de um filme”, opina o crítico de cinema F.X. Feeney.

Mas a melhor história que já ouvi sobre Nick Nolte não está no filme, e foi contado por seu amigo, o escritor James Ellroy. Ellroy diz que Nolte morava em uma mansão em Hollywood, quando achou um vira-lata na rua e o adotou. Ficou tão emocionado que resolveu pegar todos os cachorros que achava na rua e levar para sua casa, onde eram tratados a pão de ló. Só que Nick não tinha saco para dar banho nos bichos ou recolher as fezes dos animais, que ficavam espalhadas dentro da casa. A solução foi deixar a casa para os cachorros e se mudar para uma barraca no quintal.

 

The post NICK NOLTE, MALUCO-BELEZA appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575