Aconteceram algumas surpresas no anúncio dos indicados ao Oscar (veja lista completa na cobertura do Oscar do R7, aqui).
Para começar, “Foxcatcher”, um dos filmes mais elogiados pelos críticos norte-americanos (não vi ainda, então não posso opinar sobre o filme) não ficou nem entre os oito indicados ao prêmio de melhor filme.
Também achei estranhas as ausências de Jake Gyllenhall (“O Abutre”) e Ralph Fiennes (“O Grande Hotel Budapeste”) na categoria “melhor ator”. Não consegui ver “Mr. Turner”, mas parece que Timothy Spall está fabuloso.
Não vou fazer previsões agora, até porque não vi alguns dos principais indicados. Mas fiquei feliz ao ver três ótimos cineastas - Alejandro González Iñárritu (“Birdman”), Richard Linklater (“Boyhood”) e Wes Anderson (“O Grande Hotel Budapeste”) como os favoritos na categoria de “melhor diretor”.
Alegria incomensurável foi ver os abacaxis “Interestelar” e “Garota Exemplar” praticamente alijados das disputas principais, com exceção da inexplicável indicação da Cigana Igor Rosamund Pike pelo papel da criminosa mais burra do mundo em “Garota Exemplar”.
A lista de indicados este ano reforça uma tendência que vem ganhando força na última década: desde 2003, quando “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” venceu, nenhum filme ganhador do Oscar foi um grande sucesso de bilheteria.
Dos favoritos da safra 2014, o mais bem colocado nas bilheterias americanas no ano é “O Grande Hotel Budapeste”, em 54º lugar. “Birdman” está em 94º e “Boyhood”, em 100º.
A explicação é simples: com Hollywood cada vez mais interessada em atrair adolescentes para filmes baseados em gibis e que rendam infinitas sequências, filmes para adultos tem sofrido nas bilheterias. Hollywood, cada vez mais, é da molecada.
A cerimônia de entrega do Oscar acontece domingo, 22 de fevereiro. Alguns dias antes, publico aqui minha lista de favoritos. Até lá.
P.S.: Estarei fora até a noite e impossibilitado de moderar comentários. Se o seu comentário demorar a ser publicado e respondido, peço desculpas e um pouco de paciência. Só devo conseguir responder aos comentários sexta de manhã. Obrigado.
The post OSCAR: JAKE GYLLENHALL FORA, ROSAMUND PIKE DENTRO – ALGUÉM EXPLICA? appeared first on Andre Barcinski.