Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

A MALDIÇÃO DE DOM QUIXOTE

$
0
0

O canal GNT exibe, na madrugada de quarta para quinta, às 2 horas da manhã, o documentário “Perdido em La Mancha” (2002), de Keith Fulton e Louis Pepe. O filme conta a saga do cineasta Terry Gilliam (“Brazil”, “12 Macacos”) para adaptar para o cinema a história de Dom Quixote, o personagem imortal de Cervantes.

“Perdido em La Mancha” começou como um “making of” do filme de Gilliam, mas os desastres, azares e problemas se acumularam com tanta força, que o filme acabou virando o diário de uma produção fracassada e um dos documentários mais tristes e angustiantes sobre o eterno conflito entre arte e comércio.

Gilliam é um visionário, um cineasta de imaginação imensa e um senso estético peculiar. Quem viu seus filmes – ou as delirantes animações que e dirigiu para o programa de TV do Monty Python - só pode imaginar o que um talento como ele faria com a história de Don Quixote.

Acontece que Gilliam, infelizmente, não parece ser tão cuidadoso ou prudente quando o assunto envolve a produção de seus filmes.

Logo no início da filmagem, realizada na área semidesértica de Bardenas Reales, no sul da Espanha, a equipe se desespera ao perceber que o lugar fica bem no caminho de um campo de pouso de aviões da OTAN. As filmagens são frequentemente interrompidas por jatos que passam no local.

Mas isso é só o começo dos problemas: numa noite, uma violeta tempestade destrói cenários e danifica equipamentos; logo depois, o ator francês Jean Rochefort, que interpreta Quixote, é diagnosticado com uma hérnia de disco e proibido de montar em cavalos.

O filme acompanha não só o dia a dia das filmagens, mas a batalha de Gilliam para manter os investidores satisfeitos e otimistas, inclusive realizando encontros entre eles e o astro do filme, Johnny Depp. Mas os problemas são tantos que a produção é suspensa.

Nos últimos 15 anos, Terry Gilliam fez várias tentativas de retomar o projeto. Em 2008, chegou a anunciar que Robert Duvall faria Dom Quixote. Dois anos depois, disse que Ewan McGregor substituiria Johny Depp, que estava ocupado em outro filme.

No fim do ano passado, Gilliam anunciou que “Dom Quixote” finalmente entraria em produção, agora com John Hurt e Jack O’Connel no elenco. Mas Johnny Depp jogou um balde de água fria na cabeça do amigo Gilliam, ao dizer que estava desenvolvendo uma versão da história produzida pela Disney. A saga continua.

P.S.: Por desatenção minha, esqueci o centenário de nascimento de Billie Holiday, que acontece hoje. Amanhã publico um texto sobre Lady Day e uma seleção de suas mais lindas gravações. Desculpem a nossa falha.

The post A MALDIÇÃO DE DOM QUIXOTE appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575