Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

Caiu a casa da FIFA. Só falta a da CBF

$
0
0

José Maria Marin Alexandro AUler Getty Images Caiu a casa da FIFA. Só falta a da CBF

Hoje foi um dia histórico e glorioso, com a notícia da prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e de vários integrantes da alta cúpula da FIFA e do futebol mundial.

Leia aqui a cobertura do R7 sobre a operação de prisão de Marin.

As acusações são inúmeras: corrupção, formação de cartel, formação de quadrilha, favorecimento a empresas “amigas”, comissão em contratos, etc.

Além de Marin, outro envolvido no caso – e bem conhecido dos brasileiros – é o empresário J. Hawilla, dono da Traffic e braço direito de uma figura que certamente ainda dará o ar de sua graça em investigações por aí: o ex-manda-chuva da CBF, Ricardo Teixeira.

Aliás, outras figuras de destaque nas tramoias da FIFA nas últimas décadas ainda não foram citadas nas investigações, como João Havelange e o nocivo Sepp Blatter. Questão de tempo, espero.

Tudo isso ocorre a dois dias da eleição geral da FIFA, uma palhaçada que só serviria para ratificar mais um mandato de Sepp Blatter.

Enquanto comemoramos os acontecimentos internacionais, o importante agora é prever como isso pode afetar o futebol brasileiro.

Segundo os investigadores norte-americanos, vários casos relacionados ao Brasil estão sendo investigados, como a escolha do país como sede da Copa de 2014 e o contrato entre a CBF e a Nike. Ótimo. E não podemos esquecer que, aqui, a CPI da Nike, chefiada pelo valoroso Aldo Rebelo, hoje Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, não achou nada de errado. Vai ser divertido comparar os resultados de nossa CPI com os do FBI.

Que isso seja o ponto de partida para uma limpeza geral no futebol brasileiro, tanto em nível nacional, com uma devassa nas contas e contratos da CBF, quanto nas federações estaduais.

Sonho em ver uma investigação séria nas contas de FERJ, por exemplo, hoje sob o comando de uma figura lúgubre conhecida por Rubinho.

E que a MP do futebol, que tanta resistência tem sofrido de parlamentares ligados à CBF (alguns contratados por ela, inclusive) seja levada a sério pelo Congresso.

Hoje, Sepp Blatter disse: "É um tempo difícil para o futebol e para a FIFA". Errado, cara-pálida: o tempo fechou para a FIFA. Para o futebol, hoje foi o primeiro capítulo de uma grande história. Que venham os próximos...

P.S.: Como o assunto da prisão dos chefões da FIFA era urgente, adiantei o texto de quinta. O blog volta sexta com um texto inédito.

The post Caiu a casa da FIFA. Só falta a da CBF appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575