Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

Daft Punk e a origem de um clássico das pistas

$
0
0

Há 20 anos, a gravadora independente escocesa Soma lançou um vinil de 12 polegadas de um grupo desconhecido chamado Daft Punk.

Um dos lados do vinil trazia a faixa “Da Funk”, o outro, “Rollin’ and Scratchin’”. Não foi o primeiro lançamento do Daft Punk pela Soma. Um ano antes, eles haviam lançado a faixa “The New Wave”.

O vinil de “Da Funk” saiu com apenas duas mil cópias, mas atraiu a atenção do duo Chemical Brothers, que começou a tocar a música em seus shows. A gravadora Virgin estava atenta e contratou o Daft Punk. Em 1997, saiu o primeiro LP do duo, “Homework”, e “Da Funk” acabou se tornando um clássico da música eletrônica.

daftpunk Daft Punk e a origem de um clássico das pistas

Os dois Daft Punks – Guy-Manuel de Homem Christo (esq.) e Thomas Bangalter – eram moleques franceses, amigos de escola e fãs de indie rock, que começaram a frequentar festas e raves na França no início dos anos 90.

Eles faziam parte de uma banda de rock chamada Darlin’, batizada em homenagem a uma música dos Beach Boys. Um dia a revista pop “New Musical Express” classificou uma gravação do Darlin’ como “daft punky trash” (“Estranho lixo punk”). O nome não saiu da cabeça de Thomas e Guy.

daftpunk2 Daft Punk e a origem de um clássico das pistas

Além de rock, os dois começaram a ouvir a música eletrônica que vinha de Chicago, especialmente a Chicago House da gravadora Dance Mania, famosa por sua mistura de house music, discoteca, hip hop e letras sexuais e explícitas. Os dois amavam o trabalho de DJ Funk, Paul Johnson e Curtis Jones (pseudônimos: Cajmere e Green Velvet).

Aqui, Thomas aparece numa rave em Wisconsin, nos Estados Unidos, em 1996, tocando “Rollin’ and Scratchin’”:

É só ouvir alguns dos hits que Curtis Jones lançou nos anos 90, como “Percolator” (1992) e “Flash” (1995), com suas produções minimalistas, vocais “robotizados” e timbres “acid” (cortesia do sintetizador TB-303 da Roland) para ver de onde veio “Da Funk”:

Achei no Youtube a versão original de “Hear the Music” (1996), de Paul Johnson. E o próprio Johnson – que usa uma cadeira de rodas desde 1987, quando foi atingido por um tiro disparado acidentalmente por um amigo - comentou: “Em 96 quando conheci Thomas e Guy (Daft Punk), fui à casa de um deles em Paris e o Thomas tocou minha música no piano para mim. Essa foi a canção que os inspirou a produzir house. Depois fomos pro estúdio e mostrei a eles tudo que eu faço e que ninguém nunca vê”.

Na faixa “Teachers”, do disco “Homework”, o Daft Punk lista dezenas de artistas que os influenciaram. E o primeiro é Paul Johnson, seguido por DJ Funk, DJ Sneak e DJ Rush. Nunca esqueça seus mestres...

Bom fim de semana a todos.

P.S.: Estarei fora hoje até o meio da tarde e impossibilitado de moderar comentários. Se o seu comentário demorar a ser publicado, peço desculpas e um pouco de paciência. Obrigado.

The post Daft Punk e a origem de um clássico das pistas appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575