Finalmente um parque temático que eu visitaria com gosto: há alguns dias, o artista plástico-polemista Banksy inaugurou Dismaland, sua versão da Disney.
Erguido em um parque aquático decrépito e fechado há 15 anos em Weston-super-Mare, na costa sudoeste da Inglaterra, o local foi transformado em uma versão pop-anarquista da terra dos sonhos de Walt Disney, com direito a um castelo em ruínas, vendedores de balões com a inscrição “Eu sou um imbecil” e uma instalação em que Cinderela agoniza depois de capotar sua carruagem.
Veja aqui uma matéria bem completa do site Colossal...
Tudo cortesia de Banksy (leia aqui um texto que fiz em 2010 sobre o artista) e de outros 58 artistas que cederam obras para a exposição, incluindo Damien Hirst, Bill Barminski, Escif e Jimmy Cauty (do grupo KLF), entre outros. Banksy pagou tudo do próprio bolso e exibe dez novas peças que fez exclusivamente para o show.
Além da exposição de obras de nomes importantes da arte moderna, Dismaland terá exibição de filmes e shows, com destaque para a noite de 25 de setembro, quando se apresentam a banda de trip hop Massive Attack e o grupo punk feminista russo Pussy Riot (veja o site oficial de Dismaland).
A exemplo de outras iniciativas de Banksy, esta foi realizada com discrição total. Moradores de Weston-super-Mare achavam que o parque aquático estava sendo contratado para a filmagem de um “thriller” hollywoodiano.
Um comunicado à imprensa, divulgado na quinta-feira da semana passada, anunciava a abertura do parque: “Este é um parque temático que acredita que parques temáticos devem ter temas mais interessantes”.
No site de Dismaland, há um aviso: “Os seguintes objetos são proibidos no parque: sprays de tinta, canetas Pilot, facas e representantes legais da Walt Disney Corporation”.
Dismaland ficará aberto por cinco semanas e os ingressos custam a bagaleta de três libras (R$ 16,50).
Veja uma matéria da TV inglesa sobre Dismaland:
Se eu estivesse na Europa, não perderia por nada (e tenho amigos que já estão comprando passagem pra ir, inclusive com os filhos). Quem vai?
The post Conheça a Disneylândia de Banksy appeared first on Andre Barcinski.