Em maio do ano passado, durante um festival de música, fui assistir a uma banda sobre a qual não sabia absolutamente nada: um trio alemão chamado Kadavar. Cinquenta minutos depois, saí correndo para o stand de merchandise atrás dos discos dos caras.
O show foi um soco na moleira: três vikings detonando um stoner diabólico, parte Sabbath, parte Hendrix, parte Hawkwind, com um pé na psicodelia e outro no metal. Coisa fina, pra botar na estante ao lado de Kyuss, Earth, Sleep e outros baluartes dos sons para ouvir enquanto se cruza um deserto à Hunter Thompson, zunindo a 200 por hora num conversível.
Os dois primeiros discos de estúdio são formidáveis: “Kadavar” (2012) e “Abra Kadavar” (2013). O terceiro, “Berlin”, acaba de sair. Ainda não tive tempo de ouvir como deveria, mas a primeira impressão não foi das melhores. Achei menos ousado e lisérgico que os dois primeiros.
Mas o disco traz uma boa surpresa e que mostra o ecletismo de influências do Kadavar: um cover de “Reich Der Träume”, uma das canções mais tristes e bonitas da cantora alemã Nico (1938-1988), famosa por sua parceria com o Velvet Underground e inspiradora de dez entre dez góticos do planeta – é só perguntar a Siouxsie, Peter Murphy, Andrew Eldritch e outros. Ouça aqui a canção original:
De qualquer forma, o Kadavar estará desembarcando no Brasil para shows em Goiânia (18/9), São Paulo (19/9), Rio (20/9) e Floripa (23/9). Não perca. Foi um dos shows mais legais que vi nos últimos anos. Infelizmente, não poderei comparecer, já que a profissão me obriga a ver A-ha, Rod Stewart e Queen com Adam Lambert no Rock in Rio.
Aos que vão, bom show.
The post Um Black Sabbath para o século 21? appeared first on Andre Barcinski.