Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

Scorsese fez um grande filme sobre livros e ideias

$
0
0


A HBO exibe esses dias “O Argumento de 50 Anos”, de Martin Scorsese e David Tedeschi (veja horários aqui), um documentário rodado em 2013 sobre o aniversário de meio século da “New York Review of Books”, uma das mais importantes e influentes revistas literárias norte-americanas.

Fundada em 1963, a revista tem até hoje o mesmo editor, o incansável Robert B. Silvers, que passou a trabalhar sozinho depois da morte da cofundadora da revista, Barbara Epstein, em 2006.

Mais que uma publicação com críticas de livros, a NYRB tem sido uma fonte importante de ensaios e polêmicas sobre todo tipo de assunto: política, mídia, ciência, artes, tecnologia, etc.

A lista de colaboradores é inigualável: nesses 52 anos, já escreveram para a NYRB nomes como Vladimir Nabokov, Gore Vidal, Norman Mailer, Susan Sontag, Joan Didion, Saul Bellow, Isaiah Berlin, Noam Chomsky, James Baldwin, Margaret Atwood e centenas de outros.

O filme de Scorsese e Tedeschi não se preocupa em esmiuçar a história da revista, preferindo mostrar exemplos da importância e influência da publicação na vida cultural norte-americana – e, por consequência, mundial.

Também são relatadas algumas das mais interessantes e notórias polêmicas e brigas que apareceram em suas páginas, como Edmund Wilson esculhambando a tradução de Nabokov para “Eugene Onegin”, de Pushkin, Norman Mailer arrasando um livro de Tom Wolfe e Gore Vidal moendo um livro do próprio Norman Mailer.

O filme de Scorsese e Tedeschi recorda um período em que ideias importavam e autores de ideias tinham espaço para divulgá-las – e, mais importante, um público ansioso por discuti-las.

É quase surreal, hoje, ver imagens de programas de TV dos anos 70 em que Susan Sontag debatia feminismo com Norman Mailer, Gore Vidal discutia literatura, Isaiah Berlin falava de política externa e James Baldwin pontificava sobre questões raciais. E não falo de programas obscuros em TVs a cabo ou estatais, mas de programação de emissoras gigantes e poderosas. Como mudaram as coisas...

The post Scorsese fez um grande filme sobre livros e ideias appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575