Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

Empurrando o país com a barriga

$
0
0

Eduardo Cunha e Dilma 1024x643 Empurrando o país com a barrigaPior que um país em crise é um país em crise e paralisado.

É desesperador ler o noticiário todo dia e ver que não só a economia está derretendo, mas que não estamos fazendo nada para reverter a situação.

Está tudo parado. O governo distribuiu ministérios e cargos a granel e conseguiu, pelo menos por enquanto, frear o tsunami do impeachment, mas não tem apoio político para governar ou fazer o ajuste fiscal. O único objetivo aparente da presidente, no momento, é manter-se no poder a qualquer custo. Qualquer mesmo.

As medidas para cortar despesas do governo, anunciadas há 40 dias, são ridículas e ainda nem foram implementadas. O governo continua a falar na volta da CPMF enquanto descobrimos que Dilma deu 342 bilhões de reais em descontos de impostos para empresas em pouco menos de cinco anos.

A inflação sobe, o desemprego aumenta e o PIB despenca. Cairá mais de 3% este ano e deve cair, segundo novas projeções, perto de 2% em 2016.

E não dá para acreditar totalmente nos números. Na vida real, parecem bem piores. Leio que o mercado imobiliário no país caiu entre 20% e 35%, dependendo da cidade. Nas imobiliárias da cidade onde moro, no litoral do Rio, a situação é bem mais dramática. Há quem fale em 70% de queda nos últimos 12 meses.

Amigos e conhecidos perdem empregos, lojas fecham, empresas demitem e o êxodo de brasileiros para o exterior em busca de uma vida melhor só aumenta.

Achei que o Brasil tinha acordado em 2013. Não era isso que diziam, “o gigante acordou”? Pois o gigante foi às urnas em 2014 e elegeu esse Congresso que empurra a situação com a barriga e finge governar. Também elegeu uma oposição anêmica, burra e desorganizada.

Eduardo Cunha terá mais seis ou oito meses no cargo até ser julgado por seus pares, o que é praticamente garantia de impunidade. A CPI da Petrobras – uma imensa perda de tempo e dinheiro - poupou todos os políticos supostamente envolvidos na roubalheira. Dilma dá cargos como prefeito de vila dá dentaduras e cadeiras de rodas.

O que vai acontecer ninguém sabe. A Lava Jato parece ser a única chance real de vermos alguma mudança ou ruptura no status quo nos próximos meses. Porque já estamos em novembro, daqui a pouco tem recesso parlamentar, depois Natal, Ano Novo e Carnaval...

Bom fim de ano pra vocês. Em março a gente conversa.

P.S.: RIP ALLEN TOUSSAINT

Morreu ontem, na Espanha, aos 77 anos, o grande músico Allen Toussaint. Escrevi sobre ele na "Folha" (leia aqui).

Achei um trecho da última apresentação da longa carreira de Toussaint. Foi em Madri, na noite de segunda. Esse vai fazer falta...

The post Empurrando o país com a barriga appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575