Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

“Você é corrupto ou estava dormindo?”: a arte de entrevistar

$
0
0


Atenção, escolas de jornalismo: que tal legendar essa entrevista e mostrar aos alunos?

Antes de continuar, vamos apresentar os personagens: o entrevistador é o inglês Jon Snow, 68 anos, jornalista que há 26 comanda o telejornal “Channel Four News”.

O entrevistado é Sebastian Coe, ou melhor, Lord Coe, 59, um dos maiores atletas da história do esporte britânico, vencedor de quatro medalhas olímpicas nos 800 e 1500 metros rasos. Coe foi chefe do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, vice-presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) de 2007 a 2015 e, desde agosto, presidente da Associação, a entidade máxima do atletismo mundial.

Imagine William Bonner entrevistando Pelé. É mais ou menos por aí.

O tema da entrevista não era dos mais alegres: a divulgação do recente relatório acusando atletas russos de competirem dopados nas Olimpíadas de Londres. O relatório diz que a Federação Russa de Atletismo agiu para esconder os resultados dos exames de doping. Pelo menos cinco atletas testaram positivo para substâncias proibidas, o que fez a Agência Mundial Antidoping recomendar que toda a equipe russa de atletismo seja banida das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Onde entra a IAAF nisso?

No início de novembro, Lamine Diack, antecessor de Coe na presidência da IAAF, foi preso na França junto com altos executivos da Associação, acusados de receber propina dos russos para esconder os resultados dos exames. Lord Coe, que era vice de Diack, disse ter sido pego de surpresa com as revelações e que “elementos trapaceiros” (“rogue elements”, que pode ser traduzido por "algo ou alguém que age diferentemente de seus pares, prejudicando o todo") podem ter se infiltrado na IAAF.

Durante a entrevista, Jon Snow questiona Lord Coe.

01:00
Coe – Elementos trapaceiros podem ter se infiltrado em nossa organização (...) Isso pode não significar uma falha total do nosso sistema de segurança.
Snow – É impossível acreditar nisso. Você está no comando da IAAF desde 2007. O homem que sentava ao seu lado está no centro dessas alegações, e você está dizendo que não tinha ideia de que essas atividades extraordinárias estavam acontecendo à sua volta?

02:00
Snow – Você é um dos grandes esportistas a competir pela Grã-Bretanha, mas agora é presidente de uma organização cuja liderança é desesperadamente corrupta (...) As pessoas certamente imaginaram que você lutaria para eliminar desse tipo de coisa da IAAF.
Coe – Essa é minha responsabilidade agora.
Snow – Mas o que você fez?
Coe – Essa é minha responsabilidade agora. Agora sou presidente e poderei fazer as mudanças que desejo.
Snow – Lord Coe, isso não vai colar. Você era o número dois na Associação, vice-presidente, e não fez nenhum esforço para livrá-la das drogas.

02:50
Coe - Essas alegações foram um choque para todos nós.
Snow – Só há duas explicações aqui: ou você estava dormindo no emprego ou é corrupto. Qual das duas?

03:22
Coe – Precisamos analisar os procedimentos internos que permitiram que isso ocorresse.
Snow – Como pode alguém que fracassou em identificar uma coisa dessas, que não viu nem sinal disso, ser agora o homem que vai resolver o problema?
Coe – Eu vou fazer o que for necessário...
Snow – Isso não responde à pergunta.

04:09
Snow - Se você fosse um político – e você foi – e estivesse vendo essa situação, com seu passado de grande – e honesto – atleta, e percebesse que falhou em combater um mal que tomou conta do esporte, você não diria que estava na hora de se aposentar?
Coe – Não. Eu diria que é hora de resolver o problema.
Snow – Sebastian Coe, muito obrigado por sua entrevista.

Bonito, não?

Para completar a aula, bem que os cursos de jornalismo poderiam comparar a performance de Jon Snow com essa:

Ou essa:

P.S.: Estarei fora boa parte do dia e com dificuldade para responder a comentários. Se o seu comentário demorar a ser publicado, peço desculpas e um pouco de paciência. Obrigado.

The post “Você é corrupto ou estava dormindo?”: a arte de entrevistar appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575