Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

“Amizade Desfeita” inaugura o terror via Skype

$
0
0


O sujeito que teve a ideia de filmar “Amizade Desfeita” é um gênio. Não lembro ter visto um filme cuja estética foi executada tão bem e tão especificamente para um determinado público-alvo.

E olha que não gostei do filme. Para falar a verdade, chegar ao fim dos 83 minutos foi um suplício. Mas não faço parte do público que o filme quer agradar, e entendo o sucesso que está fazendo com plateias adolescentes.

Dirigido pelo russo Levan Gabriadze e coproduzido por empresas russas e norte-americanas, “Amizade Desfeita” é um sucesso impressionante. Custou um milhão de dólares e já rendeu, no mundo todo, quase 63 vezes seu orçamento.

O filme é inteiramente narrado da tela do computador de uma jovem. A tela do cinema é ocupada pela tela de um Macbook, e toda a “ação” – chats, trocas de e-mails, pesquisas no Google e conversas via Skype – acontecem ali. Não há cenas externas, a não ser algumas sequências de vídeos trocados entre os internautas.

A história gira em torno do suicídio de uma adolescente, Laura Bairns (Heather Sossaman), que se matou com um tiro depois que um vídeo comprometedor foi postado no Facebook. Um ano depois da tragédia, cinco colegas de classe de Laura fazem um chat via Skype, quando são incomodados pelo que aparenta ser um hacker.

Essa figura misteriosa aparece no chat sem mostrar o rosto. No início, os jovens acham que se trata de uma falha técnica, mas logo percebem que estão sendo observados. O suspense aumenta quando a figura começa a enviar perguntas para os participantes, seguidas por ameaças. Finalmente a figura se identifica: é Laura Bairns. Será um trote? Algum maldoso que entrou na conta de Laura e está assustando seus colegas de classe?

Começa então o processo de eliminação dos cinco adolescentes. Todos que fizeram mal a Laura acabam pagando por isso.

O filme é igual a seu público: tem uma capacidade de atenção reduzida e não gosta de perder tempo com o supérfluo. Assim, não espere aprofundamento na psique dos personagens ou grandes elucubrações morais.

Você sacaneou a Laura? Então vai morrer. Simples assim.

No início, o filme até que funciona. Por uns cinco ou dez minutos, é divertido ver o cursor andando na tela e abrindo janelas que vão revelar algumas surpresas. O espectador vira um voyeur, olhando a vida desses jovens por uma janela virtual. O problema é que o tempo vai passando e você percebe que o filme é só isso, um truque esperto que o diretor estendeu para completar um longa-metragem.

P.S.: Estarei fora boa parte do dia e com dificuldade para responder a comentários. Se o seu comentário demorar a ser publicado, peço desculpas e um pouco de paciência. Obrigado.

The post “Amizade Desfeita” inaugura o terror via Skype appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575