Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

Ativismo ou censura?

$
0
0

See no evil hear no evil speak no evil 1024x683 Ativismo ou censura?Está difícil ser adulto no Brasil. Quando a gente acha que é livre para fazer o que quiser, tem sempre um juiz, ativista ou curador de mostra de teatro para nos tratar feito crianças e dizer que livros podemos ler e que peças podemos assistir.

Semanas atrás, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido do Ministério Público do Estado e proibiu a venda e exposição de "Minha Luta", o livro de Hitler que caiu em domínio público, privando assim incontáveis cidadãos de exercerem o direito de ler sobre o que bem entenderem.

Sexta-feira passada, a "Folha de S. Paulo" publicou uma reportagem de Gustavo Fioratti (leia aqui) sobre o cancelamento da peça "Exhibit B", do dramaturgo sul-africano Brett Bailey. A peça seria encenada em março na Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), mas foi cancelada depois de protestos de ativistas.

Segundo Bailey, "Exhibit B" é uma "proposta antirracista" que faz uma releitura do que foram os zoológicos humanos que existiam na Europa no século 19, com atores interpretando negros em situação de opressão.

Na matéria da "Folha", um parágrafo se destaca e diz muito sobre a esquizofrenia das noções de liberdade no Brasil. O trecho inclui um depoimento do curador da MITsp, Antônio Araújo. Diz o texto:

"O recuo foi feito porque a MITsp havia sido informada de que grupos ativistas ameaçavam 'usar o próprio corpo' contra quem tentasse entrar no teatro. 'E eu não bancaria o risco de ver a polícia reprimindo negros com violência. Acho que essa é uma das tragédias desse país. E ter qualquer chance de ameaça policial contra negros era um limite para mim', diz o curador."

Resumindo: o curador não parece ver nenhum problema em um ativista "usar o próprio corpo" para impedir que um cidadão exerça seu direito de ver uma peça de teatro, mas cogita cancelar a peça por temer represália violenta da polícia contra os ativistas.

Numa coisa Araújo tem razão: a violência policial - especialmente alta contra negros - é uma das tragédias do país.

Outra tragédia é o país continuar a censurar manifestações artísticas toda vez que alguém reclama. Podemos crescer, por favor?

The post Ativismo ou censura? appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575