Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

OS ÚLTIMOS DIAS DE LEVON HELM

$
0
0

Ain't in It for My Health: A Film About Levon Helm - Trailer por thevideos no Videolog.tv.

Grande parte dos documentários que vemos na TV ou no cinema são, no fundo, peças de propaganda, em que os diretores já começam o projeto sabendo exatamente o que vão pôr na tela.

Por isso é tão bom – e raro – ver um filme como “Ain’t In It For My Health”, sobre Levon Helm (1940-2012), baterista e cantor da The Band. Por três anos, o diretor Jacob Hatley praticamente morou no humilde rancho de Helm em Woodstock, Nova York, capturando o dia a dia do músico. O resultado é um dos documentários musicais mais intimistas e bonitos dos últimos anos.

Quando Hatley conheceu Helm, em 2008, o compositor havia acabado de lançar “Dirt Farmer”, seu primeiro disco solo em 25 anos, e estava no meio do tratamento de um câncer na garganta. O filme mostra Helm tentando reerguer a carreira depois de anos difíceis, marcados pelo câncer e por problemas financeiros e com drogas.

Helm nunca escondeu a mágoa pela forma como Robbie Robertson acabou com The Band, em 1976 (Martin Scorsese eternizou o adeus do grupo em “O Último Concerto de Rock”). Na verdade, a relação entre os músicos não era boa havia alguns anos. Robertson havia composto a maioria das músicas e recebia a maior parte dos royalties, o que enfureceu Helm.

Ele era o único dos cinco músicos da The Band que havia crescido no sul dos Estados Unidos. Os outros quatro – Robertson, Richard Manuel, Garth Hudson e Rick Danko – eram canadenses. Foi Helm quem mostrou aos outros a música sulista que marcaria o estilo do grupo, e que Robertson absorveria em suas composições.

Até o fim da vida, Helm teve um ressentimento profundo de Robertson, que depois do fim do grupo passaria a trabalhar em cinema, compondo e atuando em vários filmes de Martin Scorsese.

Numa das cenas mais tristes do documentário, Helm recebe em casa, depois de um show, o ator e músico Billy Bob Thornton e o cantor do Black Crowes, Chris Robinson. Helm e Thornton começam a falar sobre The Band, e Helm diz: “A verdade é que a banda estava acabada já no segundo disco. Tivemos muitos problemas com créditos em disco e dinheiro, e isso acabou com a gente.”

Quando Helm é convidado a ir ao Grammy receber um prêmio pelo trabalho com The Band, recusa: “Isso é uma armação de engravatados. Onde eles estavam quando Richard e Rick precisaram de ajuda?” (Richard Manuel cometeu suicídio em 1986, e Rick Danko morreu do coração em 1999). Em vez de ir à festa dos “engravatados”, Helm faz um show de sua banda, os Midnight Ramblers, e celebra o nascimento do primeiro neto. É uma das cenas mais comoventes do filme, que está disponível no Netflix gringo. Não perca. E aqui vai uma versão de “The Weight” gravada por Levon Helm e banda no Ryman, lendário teatro de Nashville, em 2009. É de arrepiar.

Levon Helm Ramble At The Ryman - "The Weight" por thevideos no Videolog.tv.

P.S.: Estarei sem acesso à internet até o início da tarde e, portanto impossibilitado de moderar os comentários. Se o seu comentário demorar a ser publicado, peço um pouco de paciência. Obrigado.

 

The post OS ÚLTIMOS DIAS DE LEVON HELM appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575