Quantcast
Channel: Andre Barcinski
Viewing all articles
Browse latest Browse all 575

FRANKIE KNUCKLES (1955-2014)

$
0
0

andre ok FRANKIE KNUCKLES (1955 2014)

Por causa da cobertura do Lollapalooza, semana passada, não tive espaço para escrever sobre Frankie Knuckles, pioneiro da house music, que morreu de diabetes, em 31 de março, aos 59 anos.

Knuckles é um caso raríssimo de artista que inventou o gênero musical que o consagraria. Em 1977, deixou sua Nova York natal e foi para Chicago, onde se tornou DJ residente do clube gay The Warehouse.

Os sets de Knuckles começaram a atrair a atenção de todos – gays e heteros – e não demorou para multidões lotarem o Warehouse para dançar com o mix de discoteca, soul, rock e Italodisco que ele criava.

Os fãs e DJs corriam atrás das faixas que Knuckles tocava. Uma loja de discos de Chicago fez uma seção dedicada a ele, batizada de “House” (de “Warehouse”), e logo o nome começou a ser usado para descrever a música alegre, dramática e percussiva de Knuckles.

Além de um DJ habilidoso e de ótimo gosto, Knuckles compôs vários clássicos da house music. Um deles foi “The Whistle Song”, até hoje capaz de levantar qualquer pista. Veja aí um vídeo de péssima qualidade, mas que mostra o DJ tocando a faixa no clube Liquid Room, em Tóquio:

Frankie Knuckles 'Whistle Song' - Tóquio por thevideos no Videolog.tv.

Outro hit foi “Your Love”...

Frankie Knuckles - Your Love por thevideos no Videolog.tv.

E aqui, um set de 1977, onde é possível conferir o ecletismo musical e alegria de seus sets. A qualidade não é boa, mas vale como registro histórico:

Frankie Knuckles - Live From the Warehouse Chicago - 1977 por thevideos no Videolog.tv.

Se você se interessa pela história dos pioneiros da house, uma ótima pedida é o documentário “Maestro” (2002), de Josell Ramos. O personagem central do filme é o DJ Larry Levan (1954-1992), amigo e parceiro musical de Knuckles, que é entrevistado longamente e fala de como ele e Levan ajudaram a criar a house music. O filme tem cenas de arquivo maravilhosas de festas nos anos 70 e 80, além de entrevistas com outros nomes fundamentais do gênero, como François Kevorkian, “Little” Louie Veja, David Mancuso e Nicky Siano. Aqui vai “Maestro”, na íntegra:

MAESTRO: the History of House Music - in New York por thevideos no Videolog.tv.

P.S.: Estarei sem acesso à Internet durante todo o dia e só poderei moderar comentários à noite. Se o seu comentário demorar a ser publicado, peço desculpas e um pouco de paciência. Obrigado.

 

The post FRANKIE KNUCKLES (1955-2014) appeared first on Andre Barcinski.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 575